A CBF vai realizar um estudo em conjunto ao Ministério da Saúde para formar uma base de dados sobre o comportamento da Covid-19
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai realizar um estudo com 180 clubes, das séries A a D (20 nas três primeiras divisões e 68 na última) no masculino e mais 52 no feminino (16 equipes na A1 e mais 36 na A2), para auxiliar o Ministério da Saúde no combate ao coronavírus.
A CBF vai testar jogadores e familiares para tentar auxiliar as autoridades de saúde do Brasil. O estudo tem como objetivo identificar no teste de anticorpos IgG e IgM (nível de infecção e imunização) e fazer uma análise de “prevalência setorial” (avaliar as condições epidemiológicas de um grupo).
O objetivo é entender como o vírus funciona em atletas e poder protegê-los. Ainda existem diversas dúvidas sobre o comportamento da Covid-19. Não se sabe ao certo, por exemplo, como funciona o processo de “reinfecção” de pessoas que já haviam sido contamidas e foram curadas. Há relatos no mundo de pessoas que ficaram doentes, foram curadas e voltaram a apresentar os sintomas.
Os médicos de cada clube serão os responsáveis por colher as informações e repassar à CBF através de um sistema interno. Serão informados: dados pessoais completos, além de descrição de sintomas, tipo de teste realizado, o resultado do teste e a evolução do paciente.
Os 180 clubes que participarão do estudo estão localizados em mais de 100 municípios espalhados pelo Brasil, o que deve apresentar uma base heterogênea de condições
LEIA MAIS
Médico sugere que jogadores usem máscaras quando futebol voltar pós-coronavírus
5 vezes que Bolsonaro fez analogias com futebol para justificar ações do governo
Apenas 5 países seguem com o futebol durante pandemia do coronavírus; saiba quais