Situação econômica de equipes da primeira e segunda divisão do campeonato é preocupante
A revista Kicker divulgou situação preocupante sobre a Bundesliga. Das 36 equipes que disputam as duas principais divisões da Alemanha, 13 podem decretar falência nesta temporada. Esse cenário aconteceria caso o campeonato não retorne devido à pandemia do Coronavírus.
De acordo com a publicação, 12 clubes do campeonato já pediram, inclusive, adiantamento das cotas de televisão. Assim, eles podem cumprir com as obrigações de pagamento. Os números foram apresentados a representantes da Liga Alemã (DFL) em videoconferência na última terça-feira (31).
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O balanço assustador é o resultado do inventário dos 36 clubes da Bundesliga oferecidos para a DFL sobre a situação atual durante a crise mundial. A DFL havia solicitado aos representantes das agremiações esses relatórios duas semanas antes, na assembleia geral em Frankfurt.
A situação na segunda divisão do campeonato é dramática. Sete clubes precisariam declarar falência já no final de maio, se o campeonato não puder ser reiniciado até lá. Isso aconteceria se a quarta parcela dos diretos de televisão não for paga à DFL para distribuição aos clubes.
A última parcela do atual contrato de mídia para a temporada 2019/20 está prevista para o início de maio. Nesse cenário, dois outros clubes da segunda divisão da Bundesliga devem declarar falência em junho.
Um clube da primeira divisão da Bundesliga está em grande perigo e afirmou que só pode cumprir suas obrigações até maio. Mais três clubes só teriam condições de arcar com os pagamentos até junho.
Até o momento, 12 clubes destinaram seus recursos da quarta parcela dos direitos de televisão a instituições de crédito e outros parceiros para pagar as contas atuais. As falências podem ser impedidas caso o Campeonato Alemão seja reiniciado no início de maio, mesmo sem público.
LEIA MAIS SOBRE A BUNDESLIGA