Brasil é o país que mais exporta jogadores para o exterior, revela estudo
Uma grande quantidade de atletas profissionais opta por deixar o Brasil para atuar fora do país
Uma grande quantidade de atletas profissionais opta por deixar o Brasil para atuar fora do país
Segundo estudo do “Observatório do Futebol CIES“, o Brasil apresentou o maior índice de jogadores que atuaram no exterior em 2019. Isso porque os dados coletados no estudo comprovaram que 1600 atletas atuaram fora do país, sendo o maior entre as 186 nações analisadas.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJhMHlnMlNJTiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Destes, 74.6% saíram para atuar nas primeiras divisões dos territórios escolhidos como destino. Portugal, com 260 brasileiros, é o local que mais abrigou profissionais no ano passado. Logo em seguida vem Itália (69) e Japão (65). Atrás do Brasil, está a França, com 1027 atuando fora do país. Argentina (972), Inglaterra (565) e Espanha (559) completam o top-5 do estudo.
Ainda se identificou que Brasil, França e Argentina forneceram quase um quarto da força de trabalho estrangeira total no futebol mundial (22,5%). Dessa forma, é comum ver jogadores destes quatro países atuando principalmente na Europa. Sendo assim, olheiros de todas as partes devem continuar monitorando nomes das nações em questão.
Vale lembrar que vários atletas do Brasil optam por destinos fora das grandes ligas da Europa. Isso porque vários países servem como “transição” para os principais campeonatos da Europa. Sendo assim, lugares como Hong Kong, Ucrânia e Indonésia recebem jogadores que tentam a sorte no exterior.
LEIA MAIS