Home Futebol Há 34 anos, Botafogo-SP empatava no Pacaembu diante do Corinthians com três gols de Raí

Há 34 anos, Botafogo-SP empatava no Pacaembu diante do Corinthians com três gols de Raí

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Um dos grandes jogos do Paulistão de 1986, a estrela do jovem Raí brilhou no empate em 4 x 4 contra o Timão

Há exatamente 34 anos, no dia 9 de abril de 1986, Corinthians e Botafogo-SP se enfrentaram no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. A partida memorável terminou empatada em 4 x 4 e o meia Raí, então uma jovem promessa, balançou as redes três vezes a favor da equipe de Ribeirão Preto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Diante de mais de 13.500 espectadores, o empate entre os dois clubes se tornou um dos grandes jogos daquele campeonato, cujo campeão foi a Internacional de Limeira após superar o Palmeiras na decisão.

Logo no início do confronto histórico, o meia Luís Fernando inaugurou o placar para o Corinthians. Cinco minutos depois, César aumentou a vantagem e, nos minutos finais do primeiro tempo, o zagueiro Edvaldo desviou chute de Arnaldo e surpreendeu o goleiro Valdir Peres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já na segunda etapa, brilhou a estrela do jovem jogador botafoguense Raí, conhecido na época como o “irmão do Doutor Sócrates”, ídolo do Corinthians. Aos 30 segundos, o atacante Lima fez o terceiro gol alvinegro. No entanto, um golaço por cobertura de Raí e, na sequência, outro gol do meia em cobrança de pênalti empataram a partida. Não satisfeito, Raí novamente marcou em cabeceio após cobrança de escanteio e virou o placar para o Pantera. Mas Lima, já no final, voltou a igualar o marcador para os corintianos.

Cinco anos depois, Raí voltou a assinalar três gols na vitória por 3 x 0 sobre o mesmo Corinthians, porém dessa vez vestindo a camisa do São Paulo em clássico válido pela final do Campeonato Paulista de 1991, conquistado pelo time do Morumbi.

Naquele empate em 4 x 4 do Paulistão de 34 anos atrás, o Corinthians entrou em campo com Valdir Peres, César, Paulo, Edvaldo e Jocenir; Biro-Biro, Wilson Mano e Luís Fernando; Paulo César, Lima e Cacau. O Botafogo-SP jogou com Gasperin, Nem, Lúcio, Arnaldo e Paulo César; Helinho, Paulo Rodrigues e Raí; Newton, Nelson e Mário Sérgio.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Há 14 anos, Santos encerrava jejum de duas décadas sem o título paulista

Por meio do projeto “Ginga Foot”, meia senegalês fica na Ponte Preta até dezembro

“Joga Junto FF”: jogadoras de futebol fazem campanha para arrecadar recursos para o SUS

Better Collective