PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Vida Saudável Banana realmente previne câimbras? Entenda o que é mito e verdade

Banana realmente previne câimbras? Entenda o que é mito e verdade

Luciana Piris
Jornalista, jogadora de vôlei e são-paulina.

Especialistas indicam equalizar a alimentação para prevenir câimbras

Não importa se é um jogador de basquete que caiu na quadra ou se é você que sentiu aquele baita incômodo, ou câimbras. ao praticar sua série de musculação. Sempre vai aparecer alguém: “Come uma banana, porque a fruta é rica em potássio”. Mas será que a banana evita câimbra mesmo? É verdade ou mito?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Originárias do sudeste da Ásia, as bananas são cultivadas em 130 países, ou seja, em quase todas as regiões tropicais do planeta. É uma fruta extremamente calórica, rica em fibras, vitamina C e A, promove energia e dá muitos benefícios ao nosso organismo.

De acordo com a chef Andrea Ferreira, a banana é considerada uma fruta fitness porque é uma boa opção para qualquer pessoa que realiza treinamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Contém energia necessária para um pré treino, contribui para a melhorar a resistência e o rendimento físico e é um alimento totalmente natural e fácil de comprar”, declara ao Torcedores.com.

O que são câimbras?

São dores súbitas, que paralisam partes isoladas do corpo por uma contração muscular involuntária. Geralmente acontece na panturrilha (batata da perna), parte de trás da coxa, pés e mãos.

Esta ação involuntária do corpo pode durar de segundos a minutos. O mais comum é que surja durante ou depois do exercício físico. Geralmente, se manifesta quando o atleta sofre de fadiga muscular.

PUBLICIDADE

As causas da câimbra ainda são objetos de estudos. Mas já sabem que, frequentemente, é uma combinação de desidratação com o desequilíbrio eletrolítico, o que inclui falta de cálcio, potássio, magnésio e sódio.

PUBLICIDADE

Quando as pessoas ficam muito tempo sem se exercitar é normal que os músculos fiquem fadigados. Devido à falta de hidratação, ausência de sais minerais e também algumas vitaminas como (como B1, B5 e B6).

Além disso, uma oxigenação insuficiente pode levar a fadiga muscular, devido ao acúmulo de ácido lático (espécie de lixo metabólico resultante da quebra de glicose para gerar energia em condições de baixo oxigênio no sangue).

Logo, a respiração incorreta nos exercícios físicos pode contribuir para o surgimento destes espasmos musculares.

Mas os sedentários também não estão livres das câimbras. A perda de água, sódio e outros sais minerais pelo suor e urina, também podem dar origem as câimbras noturnas.

PUBLICIDADE

A banana previne câimbras?

Segundo a nutricionista Tamires Soares, mais ou menos. “A banana é rica em água, potássio, carboidratos (que fornece glicose). Dessa forma, em teoria ela pode ajudar a combater câimbras. Fornecendo energia aos músculos e repor os níveis de potássio. Mas o sódio, o cálcio e o magnésio ainda vão ficar faltando”, explica.

Como evitar câimbras?

A melhor maneira de prevenir câimbras durante e depois dos exercícios é garantir um bom condicionamento físico, hidratação e seguir uma dieta adequada. E claro, alongar antes e depois dos treinos.

Já para os atletas que sentem espasmos com frequência, devem procurar um médico para realizar um tratamento da doença ou a substituição de medicamentos.

Para a Chef Andrea Ferreira, é uma fruta cheia de benefícios para o nosso corpo e realmente pode ajudar em alguns casos de câimbra. Mas, por si só, ela não é a garantia de que estaremos livres das câimbras.

PUBLICIDADE

”Se tivermos um nível elevado de potássio no nosso organismo, isso pode fazer com que o músculo não consiga relaxar”, explica.

Resumindo, quando alguém diz que a banana evita câimbra, isso realmente tem uma parcela de verdade. Mas apenas ingerir a banana não é capaz de garantir que nunca vamos sofrer contrações musculares tão dolorosas como a câimbra.

Veja as dicas da Chef Andrea Ferreira para turbinar os índices de cálcio, magnésio e sódio

– Cálcio: nutriente ideal para proteger os ossos e músculos. Os alimentos que são fontes de cálcio são os laticínios e os seus derivados (queijos e iogurtes), algas marinhas, peixes, vegetais verdes escuros, como brócolis, espinafre, ervilhas secas, gergelim integral e castanhas.

– Magnésio: Esse mineral nos protege contra doenças cardiovasculares, auxilia no tratamento de pressão alta e contribui para a prevenção de pedras nos rins e na vesícula. As principais fontes de magnésio são leites e derivados, peixes, cereais e vegetais.

PUBLICIDADE

– Sódio: O sódio desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio hídrico. Auxilia na transmissão dos impulsos nervosos, no relaxamento muscular, também ajuda a normalizar o ritmo cardíaco. Consumido moderadamente.

Afinal, o que ingerir quando treinamos?

Para a chef Andrea Ferreira devemos inserir nos pré-treino frutas laranjas e cítricas (acerola, laranja, limão, pêssego) e para o pós-treino, as frutas vermelhas, como amoras, framboesas, morangos, mirtilos.

“Todas as frutas vermelhas são de baixa caloria e muito ricas em antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres, reduzem a inflamação, melhoram a recuperação e a imunidade“ declara a chef Ferreira.

Leia mais 

PUBLICIDADE

Emagrecer, queimar calorias e muito mais. Conheça os benefícios das aulas de Spinning
Em tempos de Coronavírus, saiba quais são os benefícios da endorfina
Entenda a importância do IMC e como fazer o cálculo

Better Collective