Atacante jogou pelo Verdão e por outros clubes e também foi o primeiro jogador brasileiro a atuar no futebol inglês
Nesta semana, o Palmeiras tem feito engajamentos nas redes sociais com seus torcedores com a ausência do futebol. Uma dessas foi um jogo da forca que envolveu charadas sobre atletas históricos do clube. Um deles um atacante que brilhou no Verdão nos anos 80 e até jogou na Inglaterra.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJwUTg1SEp6eiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Francisco Ernandi Lima da Silva, ou melhor, Mirandinha, foi o astro da charada colocada pelo Verdão nas redes sociais. Um dos principais atletas do Verdão no período do jejum de 16 anos sem títulos (1976 a 1993), o atacante jogou em dois períodos com a camisa alviverde, entre 1986 e 1987 e 1989 e 1990.
O atacante passou por aqui na década de 80 e tem 140 jogos com a nossa camisa ➤ https://t.co/OU7jGnDlR0#AvantiPalestra https://t.co/63qVkTT7vl pic.twitter.com/cvUg4NCeH6
— SE Palmeiras (de ?) (@Palmeiras) April 15, 2020
Foram 140 jogos e 63 gols com o Palmeiras nestas temporadas. Antes, Mirandinha já havia jogado com sucesso no Botafogo, no Náutico, na Portuguesa e no Santos antes de chegar ao Verdão, onde foi artilheiro e também bastante criticado por ser ‘fominha’.
O jogador foi um dos ícones do time que acabou perdendo o Campeonato Paulista de 1986 para a Inter de Limeira, mas ajudou o time a avançar para a final da competição marcando dois gols contra o Corinthians nas semifinais.
Além disso, o atacante é o segundo atleta a ter feito mais gols durante a temporada com a camisa alviverde, 46 naquele mesmo ano de 1986. O único que supera o jogador é Evair, que em 1994, anotou 53 vezes.
Primeiro brasileiro na Inglaterra
Além dos gols, Mirandinha fez fama se tornando o primeiro jogador brasileiro a atuar no Campeonato Inglês. Um gol contra a Inglaterra em partida da Copa Stanley Rous (aliás, em sua primeira partida do atacante na seleção profissional) atraiu a atenção do Newcastle, que o contratou. Entre 1987 e 1989, foram 23 gols em 67 partidas com a camisa dos Magpies, contando todas as competições.
Depois do Verdão, chegou a jogar no Fortaleza, no Corinthians e encerrou a carreira no Japão. Depois, virou treinador de futebol.
LEIA MAIS
(Crédito da foto: Reprodução/Site Oficial do Palmeiras)