Aprenda como emular PlayStation 1 no seu PC
Emule jogos como Final Fantasy VII, Castlevania: Symphony of the Night e Crash Bandicoot no primeiro console da Sony
Emular consoles no PC é uma das maneiras que encontramos de reviver experiências de aparelhos já ultrapassados ou que simplesmente não conhecemos. Mas isso nem sempre é fácil de fazer, por isso trazemos um tutorial de como emular corretamente o PlayStation 1, possibilitando jogar títulos clássicos como Final Fantasy VII, Castlevania: Symphony of the Night e Crash Bandicoot entre outros.
Saiba tudo sobre o universo dos Games no Torcedores.com
Antes de começar
Esse tutorial será todo para ensinar a utilizar o emulador ePSXe, que é um dos melhores para rodar games do antigo console da Sony. Isso porque ele permite rodar jogos em ISO ou direto do CD, além de permitir melhorias gráficas para aumentar a sua diversão. Agora que você já sabe, prepare-se para transformar a sua máquina em uma central de games clássicos do PlayStation One!
Configurando o emulador pela primeira vez
1. Após instalar o ePSXe, abra a pasta “bios”. Ela estará vazia. Isso porque é ilegal copiar um sistema sem autorização. E como o programa é legalizado, não contém essa área. Aconselhamos que os usuários procurem na Internet por uma bios alternativa e coloquem nessa pasta;
2. Outra pasta que também está vazia é a de “plugins”. Nesse caso, não se preocupe, pois é permitido o compartilhamento de arquivos. Basta fazer o download do nosso arquivo de Plugins do ePSXe aqui e inserir nessa pasta;
3. Para finalizar, será preciso inserir o arquivo “SDL.dll” na raiz da pasta. Baixe aqui o SDL.dll e insira na pasta do seu ePSXe;
4. Pronto, agora está tudo acertado para iniciar a configuração do emulador. Clique duas vezes no executável;
5. Na janela que abrir, clique em “Config>>”.
Importante: Em alguns casos, a partir desse ponto, a instalação pode apresentar algum problema de DLL, mostrando uma janela de erro que parece não ter fim, pois, após clicar em “ok”, ela reaparece. Não se preocupe e pode clicar em “ok” quantas vezes forem necessárias até a janela desaparecer, pois ela não vai alterar em nada a configuração do jogo;
6. O primeiro passo apresentado será a escolha de BIOS para o seu emulador. Aparecerá qualquer BIOS inserida naquela pasta. Selecione uma e clique em “Next>>”;
7. Logo em seguida, será pedido a configuração de driver de vídeo. Aconselhamos você a não alterar a escolha feita pelo próprio sistema, pois isso pode interferir no funcionamento do emulador e exigir que você altere ele novamente mais tarde. Clique em “Next>>”;
8. Agora é a hora de configurar o som. Novamente, aconselhamos que você não altere nada e clique apenas em “Next>>”;
9. Por fim, o programa reconhecerá o seu plugin de CD-Rom. Não altere nada novamente e clique em “Next>>”;
10. Agora chegou o momento de realmente alterar algo no programa. Você deve configurar os dois controles do seu emulador de PlayStation One. Clique no botão “Controller 1”;
11. Na janela que abrir, você verá o desenho de um controle de PlayStation One. A configuração é muito simples: clique com o mouse no quadrado referente ao botão especificado e depois pressione o botão que você deseja utilizar para aquela função. Na imagem abaixo, por exemplo, o botão “E” do teclado equivale ao “L2” do videogame;
12. Você também pode modificar no topo da tela o tipo de joystick que deseja usar. Pode alterar entre teclado, mouse e o próprio controle de PlayStation One. Nesse caso, o controle já é identificado pelo emulador. Você só precisará sincronizar os botões, clicando no quadrado de cada botão e apertando o botão no seu joystick.
Se tiver dúvidas sobre a sincronização de botões e achar que precisa refazer tudo, clique em “Clear”. Caso tenha terminado, clique em “OK” e configure o segundo controle no botão “Controller 2”;
13. Pronto, está tudo configurado. Clique em “Done” para ir para a janela do emulador.
Abrindo seu jogo
Assim que terminar a configuração, a janela do emulador vai abrir. Ela é assim:
Chegou então a hora de emular seu jogo. É possível fazer isso de duas maneiras: com uma ISO do game ou com um CD do jogo. As duas formas são bem simples: basta selecionar a opção “File” e depois clicar no que for desejado. Se quiser a ISO, selecione “Run ISO”. Se quiser por meio de um CD, clique em “Run CDROM”. Depois disso, é só escolher o jogo e começar a se divertir.
Utilizando o Memory Card
Quando os jogos eram em cartuchos, a própria fita salvava o jogo. Em casos mais específicos, era preciso usar algum tipo de expansão, mas nada além disso. Com os CDs, a coisa era um pouco diferente. O jogo já estava ali gravado, mas não era possível utilizar o próprio CD para gravar seu avanço no jogo. E como ainda não havia uma tecnologia tão boa e barata para utilizar um HD no próprio videogame e salvar (como é feito hoje em dia), a Sony resolveu apostar em uma novidade que deu muito certo e se tornou muito popular: o Memory Card.
Essa “novidade” não era tão nova assim. Consoles como o NEO-GEO já possuíam essa ferramenta, mas ela nunca foi tão utilizada quanto no PlayStation. Ele permitia que os jogadores salvassem seus progressos no game com facilidade, além de gerenciar o cartão e fazer cópias ou apagar algo que foi salvo. Esse emulador tenta imitar o console da melhor forma possível, por isso também possui um sistema de memory card. Para utilizar o seu cartão de memória, vá em “Config” e clique em “Memory Cards”.
Uma nova janela vai se abrir e indicar os dois Memory Cards que estariam “inseridos” no seu emulador. Você pode utilizá-los sem problema algum. Se desejar criar mais desses cartões, basta clicar em “Select” e fazer uma cópia dos arquivos existentes, depois mudar de nome. Depois disso, escolha o Memory Card desejado e insira no slot 1 ou 2.
Caso você seja o tipo de pessoa que gosta de aproveitar todas as características do emulador (conhecidas como “features”), então pode utilizar o sistema de Save State. Ele é muito simples: em qualquer momento do jogo, clique em “Run” e depois “Save State”, depois selecione um slot para salvar o jogo. Se preferir, aperte F1, que é um atalho desse comando. Para ler o slot desejado, faça o mesmo caminho, mas clique em “Load State” ou pressione F3.
Obtendo melhores gráficos
Ok, se você já seguiu os passos anteriores, pode jogar tranquilamente o seu jogo. Mas que tal dar uma bela melhorada no visual dele? Graças a esse emulador, você pode aprimorar as imagens dos games e deixar um jogo com gráficos melhores do que o PlayStation One era capaz de fazer. E, se você quiser uma nostalgia maior, pode também reverter o processo e fazer o seu monitor funcionar como se fosse uma antiga TV de tubo.
1. Para fazer qualquer uma dessas opções, basta clicar em “Config” e depois em “Video”;
2. Na janela que abrir, clique no botão “Configure” que está mais acima;
3. Uma janela com muitas opções se abrirá. Se você conhece esse tipo de ferramenta, não terá muitos problemas. Se souber um pouco de inglês, também não. Caso você tenha dúvidas, sugerimos que deixe tudo igual à imagem abaixo, com exceção da opção “Desktop resolution”, que deve ser a resolução do seu monitor.
Nessa janela, você pode melhorar a textura do seu jogo em “Texture quality” e “Texture filtering”, além da quantidade de FPS e muito mais;
4. Na área “Misc”, existem opções que podem melhorar a qualidade (selecionados na imagem acima) ou “piorar”, fazendo com que se pareça uma TV de tubo. “Scanlines”, por exemplo, cria linhas no seu monitor, imitando as linhas que apareciam na televisão de tubo. Se você clicar na janela quadriculada com reticências (“…”) ao lado de “Special game fixes”, você será levado a outra janela. Ela possui ajustes especiais para tipos específicos de games. Caso um dos jogos escolhidos por você esteja na lista, selecione a opção para uma melhoria no jogo ou solução de um bug. Cada uma das opções possui o nome do jogo ao lado e a mudança que ela realiza. Se utilizar algum fix mencionado na janela abaixo, não se esqueça de deixar marcada a box ao lado de “Special game fixes”.
Depois de tudo arrumado, clique em “OK” e inicie seu jogo. Perceba as diferenças de gráficos. Você pode fazer diversos testes até encontrar a melhor qualidade para o que você busca.
Comparação entre os resultados
Veja abaixo imagens do mesmo jogo. A primeira é do jogo original rodando no emulador sem melhorias gráficas. A segunda é do jogo com as melhorias:
Melhorando mais ainda os gráficos
Existe uma outra forma para você deixar os gráficos mais perfeitos ainda: basta mexer nas configurações da sua placa de vídeo. Dependendo da marca da sua placa, é possível alterar configurações gráficas e, assim, deixar o emulador rodando no máximo possível.
Claro que não são melhorias tão grandes, porque estamos falando de jogos do PlayStation One, um dos primeiros consoles a possuir jogos em 3D ainda muito simples. Porém, se você tem vontade de ver como ficaria aquele seu jogo preferido daquela época com uma melhor qualidade, essa é a oportunidade. Veja abaixo o jogo original, com as melhorias e com o aprimoramento da placa:
Note as bordas dos objetos com um menor serrilhado. Da primeira para a segunda imagem, as cores ficaram mais fortes. Da segunda para a terceira, houve leve melhoria em pequenos detalhes e principalmente no sombreado das imagens.
Caso esteja muito lerdo…
Alguns usuários podem sentir que suas máquinas estão lentas demais e não conseguem jogar direito. Se esse for o seu caso, clique em “Config” e depois em “Vídeo”. Na janela que abrir, clique na área de drivers e selecione a opção em que apareça o nome “Soft Driver”. Dessa forma, seus gráficos podem não ficar tão potentes, mas existe uma grande chance do seu jogo funcionar sem grandes problemas de lag mesmo em máquinas mais modestas.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
LEIA MAIS
Aprenda como emular Nintendo 64 no seu PC
Borderlans Science: o minigame que ajudará a comunidade científica em Borderlands 3
GTA V: modo online dará 500 mil aos jogadores no mês de abril