Sabe quem são? Conheça os 5 técnicos que perderam finais de Copa do Mundo para o Brasil
Brasil causou pesadelos em cinco treinadores do futebol mundial
Qual treinador nunca sonhou em chegar a uma final de Copa do Mundo? Agora imagine chegar ao topo, brigar para vencer e perder a decisão.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O Brasil causou essa sensação em cinco treinadores diferentes nas Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Veja quem foram os cinco treinadores derrotados pela Seleção:
George Raynor – Suécia 1958
O ex-jogador inglês fez toda sua história no futebol sueco e é até hoje considerado o maior treinador da história da seleção. Dirigiu a equipe por mais de uma década e levou o país à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1948, comandou a seleção na Copa de 1950 e levou o time à final da Copa de 1958, em casa, quando perdeu para o Brasil por 5 a 2.
Rudolf Vytlačil – Tchecoslováquia 1962
Foi um jogador de sucesso na década de 1930 e se tornou treinador assim que se aposentou, tendo comandado equipes da Áustria e da Tchecoslováquia. Pela seleção local, esteve na Copa do Mundo de 1962, onde tinha o craque Masopust como destaque e conseguiu chegar à final, perdendo para o Brasil por 3 a 1. Ainda comandou a Bulgária na Copa do Mundo de 1966.
Ferruccio Valcareggi – Itália 1970
Mais um técnico que está na história de seu país, Valcareggi passou por equipes como Fiorentina e Milan como jogador antes de se tornar treinador. Assumiu a Itália em 1966 após passagem pela Atalanta e conseguiu a Eurocopa de 1968 pela Azzurra, chegando à Copa de 1970 como um dos favoritos. Na final, perdeu para o Brasil por 4 a 1. Essa, porém, foi apenas uma das seis derrotas do técnico durante oito anos na seleção italiana.
Arrigo Sacchi – Itália 1994
O comandante do esquadrão do Milan de 1987 a 1991 deixou o time para comandar a Itália no mesmo ano e escolher a equipe que iria para a Copa do Mundo de 1994. O treinador conseguiu formular uma equipe forte e levou o time até a decisão, contando especialmente com uma defesa sólida formada por Baresi e Maldini e com o craque Baggio. Na final, porém, perdeu para o Brasil nas penalidades máximas e ficou com o vice.
Rudi Voller – Alemanha 2002
O treinador comandou uma das seleções alemãs mais desacreditadas em Copas, a de 2002, na Coreia e no Japão, e conseguiu levar a equipe à final do Mundial, mesmo que aos trancos e barrancos. A carreira de Voller como treinador foi curta e durou apenas cinco anos, tendo comandado ainda o Bayer Leverkusen e a Roma, mas foi na Seleção, de 2000 a 2004 que teve o grande sucesso, quando foi à final da Copa e perdeu a decisão por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo.
Leia mais:
5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol mundial