PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol 5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol mundial

5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol mundial

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Alguns times entraram para a história do futebol como verdadeiros esquadrões

O futebol mundial é feito por períodos vitoriosos e é praticamente impossível que um clube siga no topo por todo o tempo. A diferença é que alguns times se tornam verdadeiros esquadrões e serão lembrados para sempre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Veja quem eram 5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol:

Arrigo Sacchi – Milan
O técnico italiano construiu o Milan mais forte da história com a ajuda de um esquadrão holandês e de revelações do futebol italiano. De 1987 a 1991, Sacchi comandou uma equipe recheada de craques e que se tornou a equipe a ser batida no futebol mundial. Foram duas edições de Liga dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e duas Supercopas da Europa, além de um Campeonato Italiano e uma Supercopa da Itália.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pep Guardiola – Barcelona
O nome mais recente da lista é Guardiola, que começou sua carreira no Barcelona e ali construiu uma das equipes mais inesquecíveis do futebol. O time de Messi, Xavi, Iniesta, entre outros, foi o suprassumo do esporte entre 2008 e 2012, período do treinador no clube. É até um dos técnicos mais respeitados do mundo por seu trabalho inicial no time espanhol. Foram duas Ligas dos Campeões, três La Liga, duas Copas do Rei e três Supercopas da Espanha.

Rinus Michels – Ajax
O responsável por criar a Laranja Mecânica da Copa do Mundo de 1974 teve o primeiro de seus esquadrões no Ajax, de 1964 a 1971, assombrando a Europa com seu poderio ofensivo e seu jeito irreverente de jogar. A equipe conquistou o futebol local e se tornou o time a ser batido em todo o mundo. Foram quatro edições do Campeonato Holandês, três Copas da Holanda e uma Liga dos Campeões.

Lula – Santos
O Santos de Pelé precisava de um comandante para colocar todos em campo e montar um dos esquadrões mais fortes da história do futebol, afinal, não poderia ser fácil esquematizar funções para tantos atletas talentosos de uma só vez. Lula conseguiu isso e foi o comandante da equipe durante a maior parte do período vitorioso, de 1957 a 1966. Foram cinco Campeonatos Brasileiros, oito Campeonatos Paulistas, dois Mundiais, duas Libertadores e quatro Torneios Rio-São Paulo.

PUBLICIDADE

Bob Paisley – Liverpool
O ex-defensor inglês mudou a história do Liverpool na década de 1970 ao assumir uma equipe que vinha em baixa na Inglaterra e transformá-la na maior potência da Europa com quatro títulos de Liga dos Campeões. Os Reds dominaram o futebol no período e impressionaram por tentarem fugir ao estilo inglês do jogo. De 1974 a 1983 no clube, Paisley conquistou quatro Ligas dos Campeões, seis Campeonatos Ingleses, três Copa da Liga, uma Copa da UEFA, entre outros.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Por onde andam os jogadores campeões da Copa do Mundo de 1958 pelo Brasil?

Better Collective