Zion x Morant: qual dos novatos teve melhor desempenho na NBA em 19-20?
A disputa pelo novato do ano da temporada 19-20 da NBA está entre Zion x Morant. Confira um pouco mais de como está o desempenho de ambos e quem está na frente
Com a lesão de Zion Williansom antes de começar a temporada e o ótimo desempenho de Ja Morant, levando a equipe do Grizzlies a um impressionante oitavo lugar para uma equipe que esperava-se apenas fazer uma temporada de ajustes, o deixou inicialmente como unanimidade para o título de novato do ano da NBA.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A questão é que até contra algumas expectativas, que diziam que ele seria preservado nessa temporada, Zion fez sua estreia na NBA e fez jus a tudo aquilo que se tinha expectativa sobre seu desempenho. Seu impacto foi tamanho, que pegou um Pelicans desacreditado e voltou a colocar na disputa pela vaga nos playoffs, justamente contra o Grizzlies.
Com uma disputa direta de vaga entre os dois novatos, a impressão que se tem é que o vencedor leve o prêmio de novato do ano na NBA, mas será que apenas a vaga pode ser o fator decisivo? Para tirar essa dúvida, vamos analisar um pouco mais a fundo tanto o individual, como o impacto coletivo de ambos.
Zion x Morant: Desempenho individual
Números de Zion Williansom (19 jogos disputados) : 23,6 pontos, 6,8 rebotes, 2,2 assistências, 0,8 roubos, 0,5 tocos em 29,7 minutos de média.
Números de Ja Morant (59 jogos disputados) : 17,6 pontos, 3,5 rebotes, 6,9 assistências, 0,9 roubos, 0,3 tocos em 30 minutos de média.
O número de partidas é um fator que pesa a favor de Ja Morant, que mostra uma regularidade impressionante mesmo para um novato, que está sujeito a oscilações. Por outro lado Zion chegou em um time já ajustado e rapidamente encaixou na equipe, tornando-se um dos principais cestinhas da equipe, atrás apenas de Brandon Ingram.
Zion Williamson tem a melhor pontuação em um jogo (35) e mais duas partidas onde atingiu a marca de 30+ pontos, contra apenas uma partida de Ja Morant. Entretanto Ja Morant já conquistou seu primeiro triplo-duplo da carreira, contra o Washington, quando marcou 27 pontos, pegou 10 rebotes e deu 10 assistências.
Um número que vale ser mencionado, mas relativizado pela diferença imensa de jogos entre ambos é a questão das piores pontuações. Zion até o momento tem como pior marca uma partida onde fez 14 pontos e Ja Morant tem cinco jogos onde fez menos de 10 pontos.
Zion x Morant: impacto no time
Desempenho do Pelicans com Zion: 10 vitórias e 9 derrotas. Desempenho do Pelicans sem Zion: 18 vitórias e 27 derrotas.
Desempenho do Memphis com Ja Morant: 31 vitórias e 28 derrotas. Desempenho do Memphis sem Ja Morant: uma vitória e cinco derrotas.
O impacto de ambos em suas equipes é notável nos números da temporada. Com Zion o Pelicans passou a ter um saldo positivo entre vitórias e derrotas. Pelo lado do Grizzlies, apesar de poucos jogos fora a queda de rendimento da equipes sem Morant é gritante, com o time saindo de um desempenho de 52% para apenas 16%.
Aqui entra uma vantagem que Ja Morant tem sobre Zion, pois o armador do Grizzlies lidera seu time em dois importantes fundamentos: pontos e assistências. Entretanto o ala do Pelicans é o segundo de sua equipe em pontos (atrás de Brandon Ingram, que tem média de 24,3) e segundo também em rebotes (atrás de Derrick Favors, que tem média de 9,9).
Ja Morant também é o jogador que mais fica em quadra pela sua equipe com média de 30 minutos. Zion, que inicialmente tinha minutagem limitada, agora já é o quarto com mais tempo em quadra com 29,7 minutos, atrás de Jrue Holiday que tem 34,9, Brandon Ingram, que tem 34,3 e Lonzo Ball, que tem 32,4 minutos de média.
Zion x Morant: jogos de destaque
Outro ponto interessante de se abordar são os jogos onde eles foram o grande nome da partida e vamos aqui pegar dois jogos de cada por um motivo muito especial: o rival em comum de um deles.
Ja Morant conquistou seu triplo-duplo em uma vitória de sua equipe contra o Wizards por 106 a 99. Ele foi o cestinha da partida com 27 pontos, além dos 10 rebotes e 10 assistências.
Zion Williamson por sua vez teve uma de suas melhores atuações contra o Blazzers, com vitória do Pelicans por 138 a 117, onde ele marcou 31 pontos, pegou 9 rebotes e ainda deu cinco assistências.
Aí chegamos ao duelo comum de ambos: contra o Lakers de LeBron James e aqui é onde Ja Morant leva uma grande vantagem. O armador do Grizzlies foi o grande destaque na grande vitória de sua equipe sobre o time de Los Angeles por 105 a 88. Ele não apenas foi o cestinha da partida com 27 pontos, como também deu impressionantes 14 assistências (seu recorde na temporada).
Falar que a partida de Zion contra o Lakers tenha sido de menos destaque seria injusto, pois ele atingiu sua melhor marca de pontos na temporada, fazendo 35 e sendo o cestinha do jogo. Entretanto o diferencial fica no resultado, pois o Pelicans terminou derrotado por 122 a 114, ou seja a atuação do ala não foi suficiente para parar a equipe de Los Angeles, algo que Ja Morant conseguiu.
Zion x Morant: confronto direto
Eles já fizeram uma partida contra e aqui a vantagem vai totalmente para Zion, pois o Pelicans venceu com facilidade por 139 a 111, com o ala sendo o cestinha da partida com 24 pontos, além de pegar seis rebotes e dar três assistências. Ja Morant por outro lado teve uma atuação discreta marcando 16 pontos, pegando um rebote e dando três assistências.
Conclusão:
O equilíbrio foi grande no desempenho individual e coletivo, com vitória para Morant nos jogos de destaque e para Zion no confronto direto. Além da própria vaga nos playoffs que deverá pesar muito na escolha do melhor novato, eles ainda devem se enfrentar mais duas vezes quando a temporada retornar, nos possibilitando ver como cada um se sairá. Atualmente a vantagem do armador do Grizzlies é justamente a consistência de ter feito uma temporada inteira em bom nível, enquanto o ala ainda nem completou 20 partidas na temporada regular.
Leia mais:
Tim Duncan estreia como técnico em vitória do Spurs sobre Hornets
NBA: confira como está a disputa pela oitava vaga no oeste
LeBron James supera Kobe Bryant e torna-se terceiro maior cestinha da NBA
Los Angeles Lakers acerta a contratação de Dion Waiters
NBA 2k20 apresenta problemas no modo MyLeague desde a parada da liga