Entidade irá colocar em votação projeto para disputa das semifinais e final da Champions League em quatro dias. Mesmo formato deverá ser aplicado para a Liga Europa
Na próxima terça-feira (17), a UEFA irá colocar em votação um projeto para que a Champions League seja decidida em um período de quatro dias. Conforme informado pelo site “AS”, a ideia é ter todos os jogos decisivos disputados em Istambul, na Turquia. O mesmo formato seria aplicado na Liga Europa, mas na cidade de Gdask, na Polônia.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Por conta do coronavírus, diversas competições foram interrompidas pelo mundo todo. A ideia é ter a decisão da Champions League no formato “Final Four”. No projeto que será colocado em votação, as quatro equipes classificadas para a semifinal disputariam duas semifinais em jogo único e os dois classificados fariam a final da edição 2019/20 no dia 30 de maio. A sugestão da UEFA será que a Liga Europa também seja decidida no mesmo formato.
Representantes das 55 federações da UEFA estarão presentes por videoconferência na reunião e irão votar no projeto. O secretário de competições da organização, Giorgio Marchetti, é o encarregado de apresentar o plano, que é considerado o mais viável, já que ninguém sabe no momento em que a crise do coronavírus pode ser interrompida.
A UEFA, que tem sido amplamente criticada pelo atraso na suspensão de competições, acredita que os governos dos diferentes países da União Europeia não estão dispostos a arriscar o surto da doença. E isso requer a proibição de multidões, como as que ocorrem nos estádios.
Definição da Champions League
A prioridade da UEFA neste momento é encerrar a rodada de oitavas de final da competição. O Real Madrid ainda deve jogar a partida de volta contra o Manchester e o Barça contra o Nápoles, porque o Atlético já eliminou o Liverpool). A partir disso, seria necessário definir a fase de quartas de final. E será necessário definir onde os jogos serão realizados. Por conta da falta de datas, a opção seria jogo único em estádio neutro e outra, em um dos envolvidos no cruzamento, mas na loteria.
Posteriormente, a fórmula Final Four seria escolhida. Isso permitiria concentrar as semifinais e a final da Liga dos Campeões e da Liga Europa em um período de apenas quatro dias, o que abriria mais datas no calendário para fechar os diferentes campeonatos da liga que foram adiados em toda a Europa e, ao mesmo tempo evitar o deslocamento de pessoas com viagens pelo continente europeu.
Para que o plano da UEFA vá adiante, além da votação favorável de suas 55 federações, será necessária a aprovação da FIFA, que deve abrir mão das datas da Copa do Mundo de Clubes para abrir espaço para a Euro 2021.
LEIA MAIS
Veja quais campeonatos de futebol que pararam e os que seguem com portões fechados do coronavírus
Neymar deu festa em casa para elenco do PSG após classificação na Champions League