Trump sugere que Olimpíadas devem ser adiadas em um ano por pandemia de coronavírus
Presidente norte-americano mostrou preocupação com o avanço da doença, e citou a importância da presença de público no evento
Presidente norte-americano mostrou preocupação com o avanço da doença, e citou a importância da presença de público no evento
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quinta-feira (12) o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar dos impactos mundiais da doença, o evento segue agendado para o final do mês de julho. Em todo o planeta, cerca de 125 mil pessoas foram infectadas, com mais de 4 mil mortes.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Conselho de Trump
Em seu discurso, que foi realizado na Casa Branca, Trump sugeriu o adiamento das Olimpíadas por um ano.
“É apenas uma ideia, talvez adiar por um ano, se isso for possível”, disse.
O presidente norte-americano também destacou a importância da presença de público no evento.
“É uma pena, porque realmente construíram estruturas magníficas, mas prefiro isso (possível adiamento) a que (os Jogos Olímpicos) se realizem em estádios vazios”, afirmou.
Resistência de ministra japonesa
A solicitação feita por Trump, porém, não encontra total apoio no Japão. Em entrevista realizada nesta quarta-feira (11), a ministra japonesa dos Jogos Olímpicos, Seiko Hashimoto, disse ser “inconcebível” o cancelamento ou o adiamento do evento.
“Do ponto de vista dos atletas, que são os principais atores dos Jogos de Tóquio, quando se preparam para este evento que acontece uma vez a cada quatro anos (…) é inconcebível cancelar ou adiar”, declarou.
Apesar da forte posição, Hashimoto reconheceu que o Comitê Olímpico Internacional (COI) é o responsável pela decisão final.
“Pensamos que é importante que o governo ofereça uma informação correta para que o COI possa tomar a decisão apropriada”, concluiu.
Por outro lado, há posições convergentes com o pedido do político norte-americano. Haruyuki Takahashi, membro do conselho executivo do comitê organizador, garantiu que irá propor o adiamento das Olimpíadas e das Paralimpíadas. A ideia deverá ser debatida em uma reunião do grupo.
Leia mais: Por conta do coronavírus, Lewis Hamilton detona organização da Fórmula 1: “Dinheiro é o rei”
La Liga anuncia suspensão de Campeonato Espanhol por coronavírus