Em semana de recordes de audiência no streaming do futebol, descubra quais foram as dez maiores partidas da breve história do Facebook Watch no Brasil
Desde que novos agentes adentraram o mercado esportivo, o televisionamento do futebol nunca mais foi o mesmo. Antigamente a Globo era a grande detentora (muitas vezes exclusiva) de direitos na televisão aberta, com a TV fechada dividindo torneios restantes e partidas de menor apelo. Mas o advento do streaming mudou tudo. A partir de então, os torcedores passaram a ter que ficar atentos aos canais que veicularão as partidas de seus times.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O DAZN, por exemplo, se tornou proprietário exclusivo de torneios como a Recopa e a Copa Sul Americana. Equipes brasileiras na Libertadores agora se dividem entre Fox Sports (terça), Globo/SporTV (quarta) e Facebook (quinta). Já a Champions League, exclusiva dos canais Turner, foi parar no Facebook por conta do encerramento dos canais Esporte Interativo – apesar de compartilharem seus jogos com o canal de filmes TNT.
Medir a audiência das plataformas de streaming varia entre o impossível (no caso do DAZN, que não divulga os números) e o muito fácil. No Facebook, basta monitorar a parte superior esquerda da tela, ao lado do ícone semelhante a um olho. Com base neste monitoramento, bem como no que os próprios locutores e comentaristas revelam, podemos saber quais foram as maiores audiências da história das transmissões via Facebook Watch até o presente momento.
Trata-se de um ranking que teve a semana atual como sua mais importante. Primeiro, a vitória do Paris Saint Germain sobre o Borussia Dortmund, pelas oitavas de final da Champions League, na tarde de quarta, assumiu a liderança com 1,2 milhão de acessos. Ontem, confirmando algumas expectativas (e quebrando a cara de outras), o chamado “Grenal da Libertadores” pulverizou o recorde: nada menos que 2,1 milhões de espectadores no pico.
Ainda assim, o tema vem sendo alvo de muita desinformação nesta breve história do streaming no Brasil. Diversos veículos andam se “esquecendo” de partidas importantes, e vários outros pegam carona nos números equivocados. Para esclarecer a questão, segue o verdadeiro top-10 das audiências dos jogos via Facebook Watch por aqui:
Top 10: do Grenal à Champions
1-Grêmio 0 x 0 Internacional – Grenal da Libertadores 2020 – 2,1 milhões
2-PSG 2 x 0 Borussia – Champions 19/20 – 1,2 milhão
3-Ajax 2 x 3 Tottenham – Champions 18/19 – 1,1 milhão
4-Liverpool 4 x 0 Barcelona – Champions 18/19 -1,1 milhão
5-Flamengo 6 x 1 San José – Libertadores 2019 – 1,048 milhão (informado pelo clube)
6-Manchester City 4 x 3 Tottenham – 18/19 – 1 milhão
7-Binacional 2 x 1 São Paulo – Libertadores 2020 – aprox. 960 mil
8-PSG 1 x 3 Manchester United – Champions 18/19 – 865 mil
9-Grêmio 2 x 0 Libertad – Libertadores 2019 – 763 mil
10-Barcelona 3 x 0 Manchester United – Champions 18/19- aprox. 700 mil
Cabem ressaltar algumas questões. A primeira é que os números são aparentemente baixos na comparação com a TV aberta, mas relevantes dentro do universo da TV fechada. Uma referência é o Painel Nacional da Televisão (PNT), onde cada ponto de audiência equivale a 260 mil domicílios e apenas um jogo na TV fechada ultrapassou os 10 pontos. Enquanto a TV aberta é incomparável: Flamengo 5 x 0 Grêmio, pela semifinal da Libertadores 2019, rendeu à Globo 37,5 pontos – uma simples multiplicação revela a robustez dos números. A comparação com o PNT serve apenas como escala de grandeza, pois ele contempla unicamente as 15 maiores regiões metropolitanas, enquanto um jogo no Facebook compreende audiência nacional.
Em segundo lugar, os números expostos pelo Facebook Watch só são precisos até a marca de 999,9 mil espectadores. A partir de então, tornam-se arredondados de 100 mil em 100 mil, impedindo uma comparação exata de cada jogo. Os números da goleada do Flamengo na Libertadores passada, ocupante do 5º lugar na lista, só estão precisos porque o clube o revelou via redes sociais.
Por último, é preciso dizer que o Globoesporte.com, há ainda mais tempo que DAZN e Facebook, costuma realizar transmissões via streaming dos campeonatos nacionais que o Grupo Globo detém direitos, sendo que já o faziam nos tempos em que a Champions League compunha o portfólio. O conglomerado, entretanto, também não possui o hábito de revelar a audiência dos jogos transmitidos neste modal.
O crescimento orgânico das transmissões ocorre pelo próprio uso, que faz difundir o conhecimento dos torcedores a respeito da existência deste meio. Isto vem elevando exponencialmente a audiência das partidas de 2020 – como o Grenal de ontem ou o confronto do Flamengo contra o Independiente del Valle, também exclusivo do Facebook, que aconteceria semana que vem. No entanto, a crise do coronavírus suspendeu a Copa Libertadores por tempo indeterminado, adiando por um tempo o advento de recordes e números importantes.
LEIA MAIS
Flamengo iguala recorde de audiência obtido semana passada na Globo