“Tom Brady será incrivelmente produtivo”, diz jornalista
Colin Cowherd, da Fox Sports, analisa os desafios de Tampa Bay e acredita que a idade de Tom Brady não será um problema
Primeiro a dar a notícia da ida de Tom Brady para o Tampa Bay Buccaneers, o jornalista Colin Cowherd, da Fox Sports americana, fez uma longa análise sobre o que esperar de Tom Brady nos Bucs em termos de produtividade. Conforme já falamos aqui, um dos maiores questionamentos desde a contratação é saber como Brady e Bruce Arians encontrarão um equilíbrio entre o estilo que consagrou Tom Brady nos Patriots e o esquema já em curso nos Bucs. Assim, o que mais se comenta é se Brady ainda seria capaz de completar passes em profundidade em profusão, algo que Jameis Winston fazia com grande eficiência.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Dificuldade para passar em profundidade?
“Uma estatística saiu hoje de manhã. Mostra que Tom Brady e Jameis Winston, o quarterback que ele vai substituir, tiveram exatamente o mesmo número de conclusões em tentativas de passes em profundidade arremessados para janelas apertadas na temporada passada. Eles empataram em primeiro lugar na Liga. E esse é o Brady jogando com wide receivers abaixo da média”, lembrou.
“Tom Brady provavelmente terá (em 2020) a melhor marca da NFL passando a bola em profundidade e completando o passe. Porque Mike Evans e Chris Godwin são, provavelmente… Provavelmente não, eles SÃO a melhor dupla de wide receivers da Liga. Eles são. A melhor dupla da Liga, Tom Brady agora tem isso. Ele vai de abaixo da média (nos Patriots) para os dois melhores. E seu corpo é diferente”, analisa Cowherd.
Curiosidade do contrato
O jornalista comentou ainda sobre uma curiosidade no contrato de Brady com os Bucs: assim como em seu último acordo em New England, há uma cláusula que veta a possibilidade de que Tampa Bay aplique uma tag a Brady ao final dos dois anos do acordo, impedindo que ele busque outro time. Isso pode indicar que a aposentadoria aos 45 anos não está fechada.
“Tom quer jogar além do tempo de contrato. Eu sei que isso soa ridículo. Mas tem uma coisa em que eu presto atenção, na vida cotidiana. Talvez você faça isso ou não, não estou dizendo que seja um grande talento. Eu olho pra pessoas mais velhas, e pra como elas envelheceram. Você pode olhar pra alguém e falar das escolhas de vida que faz. Bebe muito, come muito, se exercita, se estressa demais, se cuida?”, explica Colin.
O Lebron James da NFL
“Olha o Lebron James, 17º ano na NBA, ainda é o melhor jogador. Porque ele cuida do corpo dele. Ele é um jogador melhor que o Giannis. Giannis não consegue arremessar como ele, dominar a bola como ele ou passar como ele. Essas são três das quatro coisas mais importantes do esporte. Kawhi Leonard: ele não passa como o Lebron, ele não é o jogador que o Lebron é, e ele não joga com a mesma frequência que o Lebron. Lebron é o melhor jogador da NBA. E tudo começa com como ele trata o corpo dele”, analisa.
Ainda conforme a análise de Colin sobre a produtividade do camisa 12, “Tom Brady é um jovem de 43 anos, ele é o Lebron James da NFL. Ele não toma nem mesmo uma cerveja durante a temporada, eu garanto pra vocês. Todos os outros quarterbacks tomam. Todos eles. O Drew Brees se cuida. Ele mora em New Orleans… ele toma um coquetel ou dois entre setembro e janeiro. Pelo menos dois. Então, o Brady é único.”
Eles se cuidam
“O Russel Wilson gasta 1,5 milhões de dólares por ano no corpo dele. O Lebron gasta isso ou mais no corpo dele. O Brady faz o mesmo. É o seu principal investimento. Pra qualquer um, mas para um atleta profissional é tudo. Enquanto para o Cam Newton sua capacidade atlético representava uma parte desproporcional do seu sucesso, com a erosão dessa capacidade Cam não é mais o mesmo quarterback. Não tem mercado para o Cam Newton. Ele está machucado, e não é mais tão privilegiado fisicamente quanto costumava ser. Então não tem mercado”, segue analisando. Aliás, lembre-se de que Cam Newton é uma das opções disponíveis para substituir Brady em Foxboro.
“Tom Brady nunca dependeu da habilidade atlética dele. O que o Tom Brady faz, e eu tenho certeza de que ele pensou sobre isso, mas se eu dissesse três ou quatro coisas em que ele se apoiou: leituras pré-snap (elas melhoram com o tempo), experiência, precisão, ética de trabalho, força mental, liderança, calma sob pressão. Nada disso é afetado pela idade. A verdade, então é que nenhuma das coisas que fariam o Tom despencar como quarterback faz parte das coisas de que ele depende. Eu vejo todos esses números que saíram hoje, e você não vai poder colocar a franchise tag nele, porque ele quer jogar além do contrato.”
Cam Newton sem mercado?
Cowherd segue pessimista quanto ao futuro do ex-titular dos Panthers. “Use Lebron James como parâmetro. 17 anos na NBA. Pense nos outros que chegaram junto com ele. Carmelo Anthony, nunca cuidou do corpo dele. Esse sempre foi o problema com Carmelo Anthony, ele nunca se esforçou no lado defensivo, ele nunca esteve em grande forma, como Lebron, ou até mesmo outros. Ele não envelheceu bem, ele despencou. Ele foi de ser quase um All Star para ‘ele não consegue jogar'”, reflete.
“É o Cam Newton. Semi-comprometido. Assim, tem algumas habilidades, mas ele se machuca… E ele nunca trabalhou sua parte mecânica muito bem, nunca realmente melhorou sua precisão. Ele foi de titular, vencendo jogos, para, de um dia pro outro, não haver mercado para ele”, completa.
Tampa Bay e os playoffs
Para o jornalista, Brady será “loucamente produtivo”. Mas seria essa uma garantia de vaga nos playoffs? Não necessariamente. “Duas coisas terão um impacto enorme, coisas que Tom não pode controlar. Primeiro: lesões. E se toda a linha ofensiva se machuca? Acontece! (2019) foi o primeiro ano que Tom Brady teve uma linha de ataque ruim, com lesões, e ele não foi o mesmo quarterback. Ninguém parece falar sobre isso”, questiona sobre a última temporada de Brady em New England. “Ele perdeu seu left-tackle, o center e o full-back. O jogo corrido não estava bom, eles dependiam do Tom e suas armas (os receivers), e as armas eram uma droga.”
“Segundo, sobre playoffs para o Tampa Bay, é que o Tom não tem controle sobre isso. Special Teams. O placar médio da NFL é decidido por quatro pontos. Tampa Bay, historicamente tem Special Teams ruins. Ano passado eles foram mal em tudo. Você pode perder um monte com jogos com snaps ruins, punts bloqueados, e não há nada que o Tom possa fazer sobre isso. Mas Tom vai fazer a parte dele, Tom terá grandes números ano que vem”, cravou.
Dificuldades com o Coronavírus
Cowherd seguiu lembrando os desafios apresentados pela crise global que paralisa o mundo e, por consequência, todo o cenário esportivo. “O lado ruim é que com o Coronavírus, teremos os trabalhos na offseason? Teremos pré-temporada? Teremos caos? Isso é vital. Porque o mais importante sobre lançar e receber é o timing. Jogo corrido não, mas a relação entre quarterbacks e receivers é baseada no timing.”
Veteranos
“Mas se alguém duvida que o Brady vai chegar lá quebrando tudo, sendo bem-sucedido… Ele e Drew Brees, e eu vejo e digo isso há anos, eles não são tão efetivos no fim da temporada. O Tom ainda tinha a questão de jogar ao ar livre. (Com o frio) era mais difícil soltar a musculatura. O Tom vai ter que confiar nos seus recebedores e tight ends, e os Bucs provavelmente vão draftar um tackle e um running back”.
O jornalista finaliza, enfim, com uma última reflexão sobre a idade de Brady : “Eu acredito que quando você envelhece você ainda pode ser excelente. Kobe Bryant, no último jogo dele, marcou 60 pontos. Mas naquela temporada ele jogou 66 jogos, e em 5 ou 6 desses jogos ele jogou de 15 a 18 minutos. Então ele estava muito mais descansado para sua última noite, quando ele marcou 60 pontos.”
“O Tom ainda pode ser excelente. Ele pode ser excelente por 19 semanas, se eles chegarem até o Super Bowl? Essa é uma questão para o futuro. Mas se você acha que ele não será produtivo, você está maluco. Ele será incrivelmente produtivo. Lesões e Special Teams vão definir se eles vão aos playoffs. Porque o Tampa vem tendo muitas lesões e os Special Teams deles são uma porcaria. Sempre foram. Tom irá bem.”
LEIA MAIS:
Veja as primeiras imagens dos novos uniformes do Tampa Bay Buccaneers
“Provavelmente nos encontraremos no meio”, diz Bruce Arians sobre Tom Brady no ataque dos Bucs
Cam Newton é o 2o mais cotado para QB dos Patriots; saiba o primeiro