Time de futebol peruano está “preso” no México por causa do coronavírus
Crianças do Club Atlético Huacho não podem retornar ao Peru por causa do coronavírus
Crianças do Club Atlético Huacho não podem retornar ao Peru por causa do coronavírus
O governo peruano anunciou no último domingo o cancelamento de todos os voos procedentes da América Central, Ásia e Europa, visando conter a proliferação do novo coronavírus (COVID-19). A decisão do presidente Martín Vizacarra afeta particularmente voos American Airlines e United Airlines. As companhias são as únicas empresas aéreas que ligam o Peru ao continente norte-americano, através da rota Lima-Cidade do México-Washington.
A decisão foi tomada pelo comitê de crise criado na última semana pelo governo. A princípio, a medida visa a prevenção e contensão a fim de evitar a disseminação do coronavírus no Peru. Dessa forma, outras grandes empresas como a Latam, Air France, KLM, Iberia e Air Europa. Com as fronteiras fechadas pelo governo, um time de futebol infantil peruano está vivendo uma verdadeira odisseia para retornar aos pais.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
De acordo com o jornal “El Líbero”, os jogadores do Club Atlético Huacho, da província de Huaura, que fica na região metropolitana de Lima, estão presos no Aeroporto Internacional da Cidade do México porque não podem retornar ao país. A delegação é formada por 20 pessoas sendo 15 jogadores com idade entre 8 e 10 anos, e também por integrantes da comissão técnica incluindo treinador, preparador físico, preparador de goleiros, médico e fisioterapeuta.
Agora, eles estão impedidos de deixar o México por causa do coronavírus. Com isso, estão pedindo a intervenção de Martín Vizacarra para que possam retornar ao país após disputarem recentemente um importante torneio de base no México. Os garotos estão postando diariamente fotos e vídeos nas redes sociais para tentar tranquilizar amigos e familiares. Nesta sexta-feira, usando o uniforme vermelho e branco, com o escudo da Federação Peruana de Futebol (FPF), eles enviaram uma mensagem ao presidente.
“Prezado Sr. Presidente da República, Martín Vizcarra, nós, que falamos com você, participamos de um campeonato internacional na cidade de Monterrey, México. Esperamos que você permita que retornemos ao Peru para estar novamente com nossas famílias. Por favor, ajudem-nos, obrigado”, disse um dos atletas que não se identificou na mensagem.
Segundo informações do jornalista Carlos Villarreal, o primeiro a divulgar a notícia, a equipe juvenil tentou entrar em contato com o consulado peruano no México. Porém, os jovens não tiveram sucesso. Por isso, ele sugeriu aos integrantes da delegação que fosse feito um vídeo a fim de sensibilizar as autoridades peruanas.
O coronavírus no Peru
Martín Vizcarra, Presidente da República do Peru, apresentou nesta sexta-feira um novo relatório sobre o combate ao coronavírus no país. Segundo o Ministério da Saúde, o número de infectado aumentou para 234. O presidente, inclusive, decretou na última quinta-feira estado de emergência e determinou a suspensão do funcionamento de locais com grande concentração de pessoas com cinemas, teatros e shopping centers. Além disso, as atividades escolares também foram paralisadas durante o período de quarentena.
Jorge Muñoz, prefeito de Lima, determinou um novo horário de funcionamento para os estabelecimentos comerciais na região metropolitana da capital. De acordo com o decreto, apenas restaurantes com serviço de entrega poderão funcionar entre das 5h até 20h. Além disso, a Liga Peruana de Futebol segue suspensa devido ao surto de coronavírus. Com isso, o campeonato segue sem previsão para ser reiniciado.