PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Lutas Como o seriado Friends ajudou a limpar a imagem do UFC?

Como o seriado Friends ajudou a limpar a imagem do UFC?

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Há 23 anos, um episódio do seriado Friends, ajudou a mudar a história do UFC e de toda a prática do MMA no mundo

Fundado em 1993, o Ultimate Fighting Championship (UFC), surgiu de um torneio inspirado em série lançada pela famosa família Gracie. Na competição, os estudantes da Gracie Jiu-Jitsu, derrotavam mestres de artes marciais de vários tipo como karate, kung fu e kickboxing. O torneio trazia artes-marciais mistas, e tinha como principal atrativo, o embate entre estrelas de diferentes modalidades. Um boxeador contra um wrestler, um especialista em karate contra um faixa-preta de jiu-jitsu, e etc.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A ilegalidade e a proibição

Em meados de 1996, o senador John McCain liderou um movimento contra as disputas do UFC devido à violência excessiva. O político chamava as lutas de ‘rinha de galo humanas’, muito pela falta de regras na época. As duas únicas eram: Não pode morder e nem ‘furar’ o olho do adversário. De resto, valia tudo.

Apesar da boa audiência, as polêmicas causaram a diminuição na exibição das lutas. Boa parte dos estados proibiram a disputa do UFC, e distribuidores de Pay-Per-Views também deixaram de transmitir os eventos. A possibilidade era apenas através de fitas VHS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aonde entra o ‘Friends’ na história?

O divisor de águas foi um episódio do famoso seriado ‘Friends‘. Exibido há 23 anos, o episódio mostrava Pete Becker (Jon Favreau) realizando o sonho maluco de se tornar lutador do UFC. Na ocasião, Pete acabou levando a pior contra David “Tank” Abbot, ex-lutador da empresa. Além dele, o árbitro John McCarthy que ainda está na ativa e o locutor Bruce Buffer (Ele mesmo. O do ‘It’s Time’), também participaram do episódio.

Visto por mais de 23 milhões de espectadores, aquele capítulo de ‘Friends‘ foi marcante para o público e autoridades, enxergarem o UFC com outros olhos. Claro, a partir daí, vieram mudanças nas regras. Fato que trouxe a legalidade à prática do esporte em solo norte-americano.

As principais mudanças foram:

PUBLICIDADE

– Lutas passaram a ser cronometradas. Antes disso, só acabava o combate com nocaute ou com desistência de algum oponente.
– Apenas um combate pra cada lutador por noite. Anteriormente, um mesmo atleta competia duas ou três vezes no mesmo evento.
– Divisão por peso. Antes disso, era normal um peso-pena enfrentar um peso-pesado.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Henry Cejudo ironiza treinos de boxe de Conor McGregor: “Deveria treinar defesa”

Conor McGregor promete voltar aos ringues em breve mas deixa adversário em aberto

Better Collective