Seleção e jogadores brasileiros são eleitos os melhores do mundo no futsal em 2019
Brasil teve atletas entre os premiados pela AGLA Futsal Awards, premiação anual dada à modalidade
O Brasil foi bastante premiado na AGLA Futsal Awards, premiação anual dada na modalidade. Ao todo, quatro jogadores estiveram entre os vencedores, enquanto o time nacional também ficou no topo ao receber a primeira colocação entre as seleções.
Entre os vencedores da seleção estavam: Amandinha (melhor jogadora), Ferrão (melhor jogador), Higuita – brasileiro naturalizado cazaquistanês (melhor goleiro) e Leozinho (melhor jogador jovem).
Vale lembrar que o prêmio é chancelado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) e dividido em 10 categorias. Em metade dessas premiações houve a escolha de jogadores do Brasil e também o próprio time no topo do futsal mundial.
Brasil tem premiações importantes
Amandinha, por exemplo, que além da seleção também atua no Leoas da Serra-SC, empilhou mais um prêmio. Foi a sexta vez seguida que ela acabou eleita como a melhor do mundo. Assim, tornou-se a maior vencedora da categoria. Enquanto isso, Ferrão, do Barcelona, venceu pela primeira vez – o português Ricardinho é o maior vencedor, com seis.
Já no gol, Higuita, brasileiro naturalizado cazaquistanês que atua pelo Kairat Almat-CAZ, foi eleito o melhor da posição. Leozinho, do Magnus Sorocaba, emplacou o prêmio de melhor jogador jovem. Por último, a seleção nacional venceu pelo terceiro ano seguido como melhor time (2014, 2017 e 2019).
O Brasil é pentacampeão mundial (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012), em oito edições do Mundial de Futsal. Além disso, já chegou em seis finais e detém a hegemonia na modalidade. A Espanha é o maior rival, pois tem duas conquistas (2000 e 2004), fora outros três vices (1996, 2008 e 2012).
Para saber a premiação completa dos melhores do Futsal do Mundo em 2019, veja em Futsal Planet.