Saúde: qual a quantidade diária recomendada de água?
Mantenha-se hidratado, porém, o quanto? Saiba a quantidade de área necessária por dia
Tomar água é uma necessidade fisiológica de todo ser humano. É impossível sobreviver após passar alguns dias sem ingerir a substância. A hidratação é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. Porém, você sabe a quantidade certa de água necessária por dia?
Fatores a se considerar
A frase que diz “dois litros de água por dia é o suficiente” pode não se aplicar em todos os casos. Na verdade, o cálculo correto depende de alguns fatores:
Metabolismo: uma pessoa com o metabolismo acelerado precisa de mais água. Isso depende da idade e da próxima alimentação. Pessoas que estão em dieta e possuem o consumo alto de bebidas energéticas e diuréticas precisam aumentar a quantidade diária da hidratação.
Frequência de atividade física: Se você passa alguns minutos por dia caminhando na esteira, vai precisar de mais água do que alguém mais sedentário. Ao mesmo tempo, um atleta de alta performance precisa se hidratar mais do que você. Logo, o consumo de água depende da frequência e da intensidade da atividade física.
Clima: Pessoas que moram em regiões mais quentes perdem mais água, principalmente no formato de suor. Logo, é preciso se hidratar mais. Isso também acontece nas mudanças de inverno e verão.
Peso: Uma pessoa com maior peso corporal também precisa de mais água.
Condições gerais do corpo: enfermidades das mais diversas naturezas podem modificar a quantidade de água necessária. Alguém com problemas no estômago, por exemplo, precisam estar hidratadas para sentir menos efeitos do inchaço.
Qual o cálculo correto?
Um adulto, para manter a saúde e o funcionamento do corpo, deve tomar 35ml de água para cada quilograma de peso corporal. Logo:
- Um indivíduo com 80kg precisaria de 2,8l de água por dia;
- Uma pessoa com 60 kg precisaria de 2,1l.
Vale lembrar de que esse é uma conta básica. As necessidades podem variar de acordo com as características de cada um. Além disso, o aumento de bebidas alcoólicas e da cafeína aumentam a necessidade de ingestão de água.
Observe o seu corpo
Naturalmente, o seu corpo vai sentir sede quando estiver precisando muito de água. Porém, se a sua resistência é maior, vale investir na criação do hábito. Há aplicativos gratuitos que te mandam notificações no celular lembrando de se hidratar.
Além disso, a urina é um bom indicador. Se estiver muito amarelada, pode ser necessário aumentar as quantidades de água. Agora, se o xixi estiver transparente, talvez você esteja se hidratando corretamente.
Não exagere
Pouca água faz mal, porém, muita também não é benéfico! Por isso, não exagere. Não é necessário consumir 4 ou 5 litros por dia. Além de ir muito ao banheiro, você pode ter problemas resultantes do excesso de líquido.
Caso esteja sentindo qualquer sintoma de falta de hidratação correta, procure um especialista.