Gabriela Brino: Para aperfeiçoar seu trabalho no Santos, Jesualdo terá que deixar de ser teimoso
Jesualdo teve dois jogos acima da média e precisa estudá-los para retirar o que houve de bom e continuar aplicando no Santos. Soteldo pela esquerda, por exemplo, é algo imprescindível
Depois de atuar bem no clássico, o Santos conseguiu mostrar evolução no último jogo, contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores. E se Jesualdo tirar o que houve de bom nas duas partidas, conseguirá aperfeiçoar seu trabalho com tamanha facilidade. Porém, precisará deixar a teimosia de lado.
Para começar, o português tem que parar de insistir em colocar Soteldo pela direita no Santos. E a assistência para o gol de Jobson é a maior prova disso. Bastou o venezuelano ser deslocado para a esquerda que o desempenho no ataque mudou e matou o jogo.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
É compreensível que Jesualdo queira que o atacante aprenda a jogar por ambos os lados. E isso a longo prazo até seria positivo para o Santos. Porém, não é momento para dar murro em ponta de faca. Ainda mais pela pressão que existe pelo bom desempenho.
O meio-campo é outra dor de cabeça que Jesualdo vem tendo, mas foi notável que quando o professor teve Jobson e Pituca de volantes e Sánchez como meia, na Libertadores, o Santos rendeu mais por ali. Teve mais dinamismo e agilidade. Vale lembrar que atualmente Alison não está à disposição por conta de um trauma no joelho direito.
Enquanto existem alguns pontos a serem consertados, Jesualdo tem uma característica em alta com a torcida: a utilização da molecada. Creio que esse é o maior acerto dele no Santos até aqui.
Por mais que seja lamentável a situação do Sandry após o clássico contra o Corinthians – e Jesualdo tem a obrigação de reverter a imagem do garoto após colocá-lo numa fogueira -, é necessário que o treinador dê seguimento na ideia de utilizar a base. Kaio Jorge e Yuri Alberto são surpresas muito positivas.
Além do mais, são soluções caseiras para um problema que poderia ter sido resolvido ano passado, se não fosse Sampaoli usar sua vaidade contra a base e pedir a contratação de Uribe, que ainda não agradou.
A meu ver, se Jesualdo conseguir aproveitar todos os pontos citados acima como aprendizado e a diretoria conseguir contratar um lateral esquerdo, afinal, o Santos tem apenas Felipe Jonatan para a posição… a história daqui para frente será outra.
LEIA MAIS:
Do que adianta trazer Robinho se o Santos ainda peca com contratos problemáticos?
Marinho volta a trabalhar com bola no Santos; Ivonei treina no time profissional
Santos vende apenas 3,1 mil ingressos para o jogo contra o Mirassol; veja como comprar