Morte do ídolo do futebol holandês completa quatro anos nesta terça-feira (24)
Em 24 de Março de 2016, nos deixava o lendário Johan Cruyff, em decorrência de um câncer no pulmão. Poucos jogadores encorporaram tão bem uma tática como Cruyff. Basta pensar quem mais da seleção de 1974 teve tanto destaque. E depois ainda foi de ter uma carreira respeitada como treinador, principalmente do Barcelona.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Assim como Pelé, Garrincha, Euzébio e Puskas nas respectivas seleções, Cruyff foi quem embalou aquela seleção. Que verdade seja dita, era um coletivo jamais antes visto. Mas como em todo conjunto, sempre há um destaque. Sua flexibilidade e seu estilo de jogo encaixaram com o ritmo da Laranja Mecânica.
Liderança Tática
Cruyff era um treinador em campo. Um dos primeiros jogadores a compreender a equipe como um conjunto tático. E dentro de campo era comum Cruyff orientar o posicionamento dos companheiros dentro do esquema da equipe. E o que o ajudava a levar adiante essas orientações era sua capacidade de estar em todos os lugares.
Posicionamento
Cruyff foi um meia atacante, mas era muito comum vê-lo voltar para marcar ocupando espaços vazios, sendo um dos primeiros jogadores a tanto atacar quanto defender. Antes o comum era atacante atacar e defensor defender. Algo que o futebol total da Laranja Mecânica contribuiu mais para essa característica.
Formação de Craques
Como treinador, Cruyff tinha duas preocupações: a formação de craques e o “Futebol Espetáculo”. As duas coisas andavam lado a lado. Se no Ajax pareceu não conseguir executar bem seus planos, no Barcelona a coisa foi diferente. De 1988 até 1996, podemos pensar em craques que Cruyff influenciou, como Ronaldo, Stoichkov, Romário (inclusive disse que foi o melhor treinador que ele já teve, e lhe rendeu muitas histórias).
Futebol Espetáculo
Ainda no Barcelona, Cruyff treinou um jovem Josep Guardiola, que é bem menos lembrado como jogador (embora tenha uma carreira de relativo sucesso). Mas como treinador é um dos adeptos do “Futebol Espetáculo”. Basta lembrar das temporadas vitoriosas pelo Barcelona entre 2008 até 2012. Jorge Jesus também é abertamente influenciado pela filosofia de Cruyff. Em uma entrevista, o treinador português chegou a citar uma frase de Cruyff: “Entre ganhar um jogo por 5 a 4 ou 1 a 0, ganhe por 5 a 4 porque você vai ter proporcionado um espetáculo”.
Frases memoráveis
Cruyff era uma figura controversa, chegando a brigar várias vezes no Ajax e deixando de participar da Copa de 1978. Mas ao longo de sua carreira, ele nos rendeu frases memoráveis.
“A Alemanha não ganhou a Copa do Mundo. Nós a perdemos”
“Futebol é um jogo de erros. Aquele que fizer o menor erro, vence”
“Futebol é simples, mas o mais difícil é jogar futebol simples”
“Por que você não pode vencer um clube mais rico? Eu nunca vi um saco de dinheiro fazer um gol”
“Você joga futebol com a sua cabeça. Suas pernas estão lá apenas para ajudá-lo”
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
Barcelona inaugurará Estádio Johan Cruyff para o time feminino em agosto
Zagueiro do Liverpool lembra de Messi após eliminação em Anfield