Doença tem se espalhado de forma significativa no Velho Continente
Diante da confirmação do primeiro caso de covid-19 – o novo coronavírus – em Portugal, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) realizou uma reunião extraordinária para debater possíveis medidas a serem tomadas no futebol. A entidade não descartou que a exemplo de outros países na Europa, possa vir a realizar jogos com portões fechados para evitar aglomerações, ou até mesmo adiar partidas da primeira e segunda divisão da liga nacional.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
“Caso seja decretada a realização de jogos a portas fechadas, haverá acatamento nos jogos das competições profissionais por parte de todas as entidades envolvidas”, anunciou a Liga Portugal em comunicado emitido em seu site após a reunião.
Se houver a necessidade de cancelar alguma partida, toda a rodada será remarcada. Além disso, o fato de Sporting, Porto, Benfica e Braga não disputarem mais nenhuma competições continental esta temporada, uma vez que foram eliminados da Liga Europa, ajudam na possibilidade dos embates poderem ser reprogramados para datas de partidas da Champions ou da própria Liga Europa.
“Caso tenha de haver adiamento de um jogo, a rodada toda deverá ser adiada para manter o equilíbrio competitivo”, diz nota a respeito das conclusões do encontro.
“Em caso de adiamento de rodadas, utilizar-se-ão as datas das competições europeias.” A Liga Portugal se comprometeu a “seguir sempre as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS)”. Além disso, demonstrou “preocupação pela necessidade de libertação de jogadores para os compromissos internacionais de seleções no final de março”, em especial a jogos que provoquem “deslocamentos desnecessários de atletas”.
Passadas 22 rodadas, Benfica e Porto aparecem separados por apenas um ponto e polarizam a disputa pelo título nacional.