Há mais de 6 anos, a Portuguesa passou por um dos momentos mais tristes de sua história
Durante muitos anos a Portuguesa ocupou um espaço de destaque no cenário nacional. O ponto alto foi o vice-campeonato do Brasileirão em 1996 contra o Grêmio. Infelizmente a realidade da Lusa hoje é preocupante, com o time disputando a Série A2 do Paulistão e sem estar classificada nem mesmo para a Série D do Brasileirão. Tudo isso teve início no rebaixamento do clube no Brasileirão de 2013.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Dentro de campo o time fez sua parte para se manter na Série A em 2013, mas a escalação irregular do meia Héverton fez com o que time fosse punido, terminando a competição entre os últimos colocados.
O atleta foi expulso contra o Bahia no dia 24 de novembro e recebeu suspensão de dois jogos, cumprindo apenas uma. Por este motivo ele não poderia entrar em campo contra o Grêmio. Ocorre que no segundo tempo da partida o técnico Guto Ferreira colocou Héverton em campo no lugar de Wanderson e isso causou a perda de 4 pontos da Lusa.
Com isso a Portuguesa terminou o Brasileirão de 2013 entre os quatro times rebaixados.
Entenda mais sobre o rebaixamento da Lusa
Última rodada do Campeonato Brasileiro – Fluminense e Vasco rebaixados
Na última rodada a Portuguesa chegou na última rodada com chances remotas de rebaixamento, com 47 pontos. Náutico e Ponte Preta já estavam rebaixados matematicamente. Com isso restavam duas vagas.
Vasco, Fluminense, Criciúma e Internacional lutavam contra o rebaixamento. Com a goleada sofrida para o Athletico Paranaense (5 a 1), o Gigante da Colina terminou a competição na 18ª posição.
O Fluminense fez sua parte ao vencer o Bahia fora de casa pelo placar de 2 a 1. Mas o Tricolor carioca terminou a rodada na 17ª posição por conta dos demais resultados. A Portuguesa empatou com o Grêmio (0 a 0), o Criciúma venceu o Botafogo (3 a 0) e o Internacional empatou com a Ponte Preta (0 a 0). Com isso, o Flu deveria disputar a Série B em 2014.
STJD rebaixa a Portuguesa
O Fluminense se salvou pelo fato da Portuguesa ser denunciada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por escalação irregular do meia Héverton. A mesma denúncia que foi feita para o Flamengo, em relação ao lateral André Santos.
O Tribunal acatou a denúncia e puniu os dois times com a perda de 4 pontos. Com isso o Flamengo caiu da 11º colocação para a 16º, enquanto a Lusa caiu da 12º para a 17º, ficando entre os 4 times rebaixados, deixando o Fluminense na Série A.
Os dois clubes recorreram da punição, mas a decisão foi mantida por unanimidade. O clube paulista chegou a apelar na Justiça Comum e reverteu a decisão, mas a CBF cassou a liminar, mantendo a decisão do STJD.
O que aconteceu com a Portuguesa após o rebaixamento?
Cair para a Série B foi só o primeiro passo no declínio da Lusa. Manuel da Lupa, presidente do clube em 2013, foi expulso do Conselho Deliberativo.
Fora de campo o clube teve Ilídio Lico, então presidente do clube, renunciou ao cargo por conta dos problemas financeiros do clube em 2015. Problemas esses que só se agravaram, tanto que o estádio do Canindé foi a leilão em quatro ocasiões, sem nenhum lance.
Dentro de campo a Lusa acumulou rebaixamentos, caindo para a Série A2 do Paulistão e Série D do Brasileiro, sendo que o time acumulou cinco quedas em cinco anos.
LEIA MAIS
Paulistão Série A2: com G4 “embolado”, saiba quais são os jogos da 12ª rodada
Relembre os times do coração dos integrantes dos Mamonas Assassinas, grupo que era febre nos anos 90