Por coronavírus, Carlos Queiroz deixa Colômbia e cumpre quarentena em Portugal
Carlos Queiroz assumiu o comando da seleção colombiana em 2018
Carlos Queiroz assumiu o comando da seleção colombiana em 2018
O presidente da Colômbia, Iván Duque, decretou na última quarta-feira estado de emergência no país para enfrentar a pandemia de coronavírus (COVID-19). A medida pode ser estendida por no máximo 90 dias. Além disso, o governo tomou uma série de ações para evitar a disseminação do vírus. Duque, inclusive, determinou o isolamento para maiores de 70 anos. A Colômbia tem 75 casos confirmados, porém ainda não há registro de qualquer óbito.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Porém, horas antes do início do período de quarentena na cidade de Bogotá, o técnico da seleção colombiana, Carlos Queiroz, deixou o país para retornar a Portugal a fim de ficar ao lado da família. Dessa forma, ele só irá retornar após contenção do coronavírus na Colômbia. Nascido em Nampula, em 1953, o treinador obteve a dupla-cidadania em 1992 após um acordo de paz entre Portugal e Monçambique. O Mister tem residência fixa em Lisboa desde 1975.
Carlos Queiroz morava sozinho em Bogotá. Porém, o treinador solicitou ao presidente da Federação Colombiana de Futebol, Ramón Jessurón, autorização para retornar a Portugal. Por enquanto, o técnico irá ficará longe das suas atividades no país. Vale lembrar que o “berço” da pandemia de coronavírus é a Europa, especialmente na Itália, um país que aumenta o número de mortos e infectados a cada dia.
Por outro lado, Carlos Queiroz vai refazer o planejamento da seleção a fim de não prejudicar a prepação da Colômbia visando as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do do Mundo do Qatar, em 2022. Afinal, o torneio foi adiado pelo presidente da Conmebol, Alejandro Dominguéz, por tempo indeterminado.
A princípio, a Conmebol pediu à Fifa que a competição fosse adiada para setembro. No entanto, a entidade máxima do futebol ainda não notificou oficialmente as confederações por causa da pandemida do coronvírus. Nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, a Colômbia enfrentará a Venezuela, em Bogotá, e o Chile, em Santiago.
A carreira de Carlos Queiroz
Carlos Queiroz, 67 anos, assumiu o comando da seleção da Colômbia após a saída do argentino José Pékerman em 2018. Anteriormente, o português esteve presente em quatro copas do mundo com três seleções: Irã (Brasil-2014 e Rússia-2018), Portugal (África do Sul-2010), e África do Sul (Coréia do Sul e Japão-2002).
Carlos Queiroz, inclusive, tem uma carreira muito respeitada no mercado internacional. Afinal, ele foi auxiliar-técnico de Alex Ferguson no Manchester United. Além disso, foi do técnico Real Madrid, Sporting, Nagoya Grampus, e do extinto NY/NJ Metrostars, dos Estados Unidos.
LEIA MAIS:
Time de futebol peruano está “preso” no México por causa do coronavírus
Estádio onde Flamengo venceu a Libertadores é disponibilizado para combate ao coronavírus
Flamengo libera lateral do time Sub-20 com sintomas do coronavírus: “Preocupado”