“Os prejuízos serão grandes”, diz João Derly sobre a paralisação do Campeonato Gaúcho por causa do coronavírus
Secretário de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul disse que o coronavírus está impactando os clubes pequenos do estado
Bicampeão mundial de judô, ex-deputado federal e atual Secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, João Derly vê com apreensão o impacto do coronavírus (COVID-19) no esporte brasileiro. Derly de 38 anos está mantendo sucessivos contatos com dirigentes, empresários e parceiros a fim de acompanhar as consequências dentro das instituições esportivas gaúchas.
Dirigentes dos “primos pobres” do Rio Grande do Sul estão apreensivos com à suspensão dos jogos e usam argumentos econômicos e a falta de datas para justificar os prejuízos. Além disso, os clubes de menor investimento estão preocupados com os prazos contratuais firmados com os atletas. Afinal muitos jogadores estão vinculados até o final do Campeonato Gaúcho.
“Os clubes menores não terão condições de pagar os atletas sem a renda dos jogos, de transmissão. O buraco é mais embaixo, tem que entrar na questão orçamentária e econômica para auxiliar. Os prejuízos serão grandes. Temos que olhar como os grandes eventos estão se portando. A NBA, por exemplo, está suspensa se não me engano até o final do ano. Isso influencia na economia, mas é uma questão de segurança”, revelou João Derly a “Rádio Grenal”.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
João Derly disse ainda que o esporte gaúcho está seguindo fielmente as recomendações do Ministério da Saúde e órgãos governamentais para conter a proliferação do coronavírus.
“A gente está se baseando muito nas informações que a nossa Secretária da Saúde está nos passando. Estamos agindo com prevenção para evitar ao máximo a transmissão. A orientação é ficar em casa e evitar eventos”, disse.
Apesar de ser impossível projetar novos casos de coronavírus, o cenário de apreensão atinge todos os setores da sociedade bem como a comunidade esportiva em todo o mundo. Com isso, o calendário de muitos atletas olímpicos foi prejudicado pela epidemia. A tensão no cenário esportivo, inclusive, preocupa o ex-atleta.
“Eu tive oportunidade de encontrar alguns atletas, separadamente, e eles estão bem preocupados. Alguns deles estão em plena preparação e busca pelo índice. O COI já deveria ter prorrogado”, disse.
Apesar da dúvida sobre o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, João Derly defende que a competição seja realizada no próximo ano. Afinal os atletas não terão e preparado de forma adequada para ir ao Japão.
“Isso vai interferir profundamente. Vamos falar aí em recordes: não vão ser batidos nestes Jogos Olímpicos porque a preparação não vai ser ideal. Eu acredito que os Jogos Olímpicos não têm como ser mantidos neste ano. Talvez em 2021”, finalizou.
A carreira política de João Derly
João Derly iniciou a carreira legislativa como vereador de Porto Algre no PC do B. Posteriormente foi eleito deputado federal pelo mesmo partido em 2014. Porém, deixou a legenda no ano seguinte para se filiar à Rede. Ele, no entanto, não conseguiu se reeleger pelo partido de Marina Silva. Atualmente está ligado ao PRB, e é um dos secretários do governador Eduardo Leite do PSDB.