Não é a primeira vez que Tóquio tem que adiar os jogos olímpicos
O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu nesta terça-feira (24) adiar a olimpíada e paraolimpíada por conta da pandemia do novo coronavírus. Essa é a quinta vez na história que os jogos são adiados, anteriormente os motivos dos adiamentos foram as duas Grandes Guerras. O “curioso” dessa história toda é que essa é a segunda vez que o evento é cancelado com a mesma sede, Tóquio.
A primeira vez que o país ficou sem o evento aconteceu em 1940, já estava tudo pronto para que Tóquio fosse a sede dos jogos. Todos estavam esperando por isso, mas no meio do percurso aconteceu a segunda guerra Sino-Japonesa. Essa disputa foi travada de 1937 a 1945 entre a China e o Japão, observando as datas podemos notar que a guerra aconteceu antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, o Império Japonês queria anexar territórios ao seu país, nessa ocasião eles se aproveitaram de um período de franca decadência da China e iniciaram a disputa.
A intenção do COI era manter as Olimpíadas de 1940, porém o local seria modificado. Em 1939, o então presidente Enri de Baillet-Latour fez o pronunciamento de que os jogos seriam realizados na cidade de Helsinque, na Finlândia. Mesmo com a mudança o evento teve que ter adiado, a Segunda Guerra Mundial estava se alastrando pelo mundo e o presidente interino Sigfrid Edström (ele estava ocupando o cargo, pois o Enri de Baillet-Latour havia morrido), teve que realizar o adiamento do megaevento. Depois desse cancelamento o país só sediou os jogos em 1964.
O povo japonês esperava pela volta das Olimpíadas, mas após 56 anos a frustração japonesa voltou, dessa vez em um formato diferente, um inimigo invisível que não é combatido facilmente. O país investiu o equivalente a R$200 bilhões nos jogos, segundo especialistas, o cancelamento irá custar R$370 bilhões.