Olimpíada de Tóquio será adiada para 2021 devido à pandemia de coronavírus
Primeiro ministro japonês e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniram por teleconferência nesta terça-feira e tomaram a decisão de adiar os Jogos
Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio serão adiados para 2021. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (24) após o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, se reunirem por teleconferência e entrarem em acordo. O comunicado foi publicado no site oficial da entidade.
É a primeira vez na história que o evento é adiado. Em outros momentos, a Olimpíada foi cancelada por conta das duas Guerras Mundiais (1916, 1940 e 1944). Em 1940, por coincidência, Tóquio seria a sede.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Abe argumentou que o adiamento dos Jogos estava cada vez mais inevitável caso a disputa não pudesse ser realizada de maneira completa por conta da epidemia de coronavírus.
Na reunião, foi levado em conta os riscos que os atletas, o público e todos os envolvidos estariam expostos devido ao surto de COVID-19, doença gerada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
No último final de semana, o COI havia determinado que a decisão seria tomada em um prazo de até quatro semanas. Mas o primeiro ministro do Japão manteve conversas por telefone com Thomas Bach no intuito de resolver a situação o mais breve possível.
Vale destacar também que, nos últimos dias, o COI também teve de lidar com a pressão externa de federações e atletas, que começaram a se manifestar contra a realização da Olimpíada em 2020. O Canadá, por exemplo, disse que não levaria a delegação caso a competição se mantivesse para este ano.
Em uma publicação no Twitter o oficial, foi divulgada a mensagem: “Para proteger a saúde dos atletas e todos os envolvidos nos Jogos de Tóquio 2020. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 agora serão realizados no verão de 2021”.
To safeguard the health of the athletes and everyone involved in the Tokyo 2020 Games.
The Tokyo 2020 Olympic and Paralympic Games will now take place no later than summer 2021.
— #Tokyo2020 (@Tokyo2020) March 24, 2020
Situação pelo mundo
Desde de que o surto de coronavírus se espalhou pelo mundo, uma série de eventos esportivos foram cancelados ou adiados, como a Copa América e a Eurocopa, também remarcadas para 2021.
Cerca de 390 mil pessoas no mundo já foram diagnosticadas com a Covid-19, doença gerada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
No Japão, país sede do evento, houve 1128 casos confirmados e 42 mortes até a publicação desta reportagem. Apesar do baixo número de casos em relação a países como China (81 mil), Itália (64 mil), EUA (46 mil) e Espanha (40 mil), manter a realização dos Jogos em 2020 iria reunir milhões de pessoas de todas as partes do mundo em uma única cidade e, assim, correr o risco da doença continuar se disseminando.
LEIA MAIS
Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações
Canadá anuncia que não vai enviar atletas às Olimpíadas devido ao Coronavírus
Como atriz da Globo largou a vida sedentária por papel de ginasta em novela