Após derrota na Copa do Brasil, Odair estuda poupar titulares contra o Vasco
Delegação tricolor desembarca na tarde desta quinta (12), após retornar de Florianópolis. Treinador terá dois dias de treino para definir a equipe para o clássico de domingo
Mais que o resultado, o desempenho do time no jogo da última quarta-feira, contra o Figueirense, na derrota por 1 x 0, fez com que a pressão sobre o técnico Odair Hellmann aumentasse ainda mais. Com a desvantagem no jogo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil, a tendência é de que o treinador possa poupar alguns titulares no clássico do próximo domingo, diante do Vasco, pela Taça Rio. O jogo de volta contra a equipe catarinense será na próxima quarta-feira, também no Maracanã, com o tricolor precisando vencer por dois ou mais gols de diferença. Vencer por apenas um gol significa pênaltis.
A torcida, que já vem muito impaciente com o técnico desde a eliminação na primeira fase da Copa Sul-Americana, já teme uma nova eliminação. Odair, por sua vez, sabe que sair prematuramente da Copa do Brasil, a segunda competição mais importantes para o clube na temporada, pode ter um peso decisivo para o seu futuro nas Laranjeiras. Após a partida no Orlando Scarpelli, o comandante tricolor admitiu que vai estudar a possibilidade de preservar alguns atletas:
“Temos um jogo importante para pensar no fim de semana, um clássico à frente. É uma sequência pesada de jogos e, por isso, precisamos analisar bem. Eu tenho sentado com a comissão técnica sempre após as partidas para fazer uma avaliação criteriosa para sempre buscarmos entrar no jogo seguinte o mais forte possível. Sabemos que na semana que vem há esse jogo importante da Copa do Brasil. Vamos avaliar todos os jogadores e ver quem está em melhores condições”, disse o técnico.
Um detalhe importante, no entanto, é que o tricolor lidera a classificação geral do Campeonato Carioca com 21 pontos, contra 19 do Flamengo. Isso acaba sendo um detalhe fundamental, a medida que o Flu não precisa necessariamente vencer e Taça Rio para chegar a final do campeonato estadual. Se o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, vencer também o segundo turno, precisa ter a maior pontuação na classificação geral para ficar com o título, sem ter que haver uma final. Se o Flu permanecer na liderança até lá, as duas equipes se enfrentariam na decisão do estadual.
Por isso a comissão técnica irá definir com calma, sobre poupar ou não, após uma análise sobre as condições de cada atleta, principalmente dos que vem atuando com mais frequência desde o início da temporada. Recentemente, Odair já poupou alguns titulares, como Nene, que ficou fora da goleada sobre o Madureira. Egídio, Evanilson e Gilberto também já foram preservados pela comissão.
Oportunidades ara reservas
Se realmente o treinador resolver escalar um time misto contra o Vasco, um jogador em especial pode ganhar uma chance no time titular pela primeira vez: Paulo Henrique Ganso. Até aqui, o camisa 10 não começou entre os 11 em 2020. Com uma pré-temporada alongada, devido a um desequilíbrio muscular, Ganso entrou em sete partidas, dos 14 jogos do time na temporada. Contra o Madureira ele teria sido titular, mas acabou ficando fora do confronto após sentir dores no joelho direito. Até aqui, teve atuações pagadas e vem sendo ofuscado pelo brilho de Nene, que começou o ano com tudo, sendo até o momento o artilheiro do time na temporada.
Outros jogadores que começaram o ano como titulares, casos dos volantes Henrique e Yuri, também podem ter a chance de mostrar serviço novamente ao treinador. O mesmo vale para o peruano Fernando Pacheco que vem se revezando entre titular e reserva. O Flu volta a treinar na manhã desta sexta-feira (13), em atividade com a presença da imprensa no CT Carlos Castilho.
LEIA MAIS
Vazam primeiras imagens da nova coleção de uniformes do Fluminense
Fluminense: Odair admite atuação fraca do time contra o Figueirense