Envolvido em polêmicas nos anos 90, o tricolor carioca tem histórico e fama de virar a mesa a seu favor
O Fluminense havia sido rebaixado em 1996, porém não foi naquela edição do Campeonato Brasileiro que o descenso ocorreu. Um dos casos mais polêmicos de corrupção no futebol, o Caso Ivens Mendes fez com que não houvesse rebaixamento naquele ano. Ao final do caso, como esse escândalo ajudou a equipe carioca?
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Em 1995…
O Fluminense havia sido campeonato estadual em cima do Flamengo no ano de seu centenário, com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. A equipe também vinha de um quarto lugar do brasileiro de 1995, com direito a uma vitória de 4 a 1 em cima do Santos na semifinal, e uma derrota de 5 a 2 no jogo de volta. Competitivo naquele momento, o time não viu a história se repetir nos anos seguintes.
Já em 1996…
O Carioca foi vencido de ponta a ponta pelo Flamengo, que ganhou os dois turnos. O Fluminense, no entanto, ficou apenas com um quarto lugar. Já no Brasileiro, o tricolor começou vencendo, mas, da segunda até a nona rodada, emplacou uma sequencia de sete jogos sem vencer. Com isso, as goleadas sofridas pela equipe foram muito frequentes. Um 4 a 1 para o Criciúma (que voltaria a incomodar), 5 a 1 para o Palmeiras, 6 a 0 para o Sport foram impactantes na campanha. Na vigésima primeira rodada, uma derrota por 3 a 1 para o Flamengo parecia o juízo final na luta contra a degola.
Logo após da derrota para o rival, no entanto, o Fluminense venceu seus dois jogos contra Juventude e Vitória. Curiosamente, no mesmo período, o Flamengo enfrentou dois adversários diretos do tricolor, Criciúma e Bahia, e perdeu ambos os jogos. Apesar disso, o Fla não foi o culpado pelo fracasso de seu rival, tendo em vista a campanha tricolor. Em 23 jogos foram 6 vitórias, quatro empates, 13 derrotas e 50 gols sofridos. Com isso, o rebaixamento foi inevitável.
O Caso Ivens Mendes
No dia 7 de maio de 1997, uma reportagem exibida no Jornal Nacional apresentava uma conversa entre Ivens Mendes e os presidentes do Corinthians (Alberto Dualib) e Atlético Paranaense (Mario Cesar Petraglia). Ivens comandava a CONAF (Comissão Nacional de Arbitragem) na época, o que já levantava suspeitas. Nessas conversas, então, ele pedia 25 mil reais em troca de benefícios com a arbitragens na Copa do Brasil daquele ano.
Mas, como o caso Ivens Mendes influenciou o campeonato brasileiro de 1996 e o rebaixamento do Fluminense? Dentre as polêmicas, Ivens foi acusado de ter um grupo de árbitros favoritos e ativos no campeonato de 1996. De acordo com informações, foram contabilizadas cerca de 17 partidas. A conclusão do caso foi que Dualib e Petraglia foram impedidos de representar seus clubes na CBF. Como punição, o Atlético Paranaense iniciou o Campeonato Brasileiro de 1997 com cinco pontos a menos. Fluminense e Bragantino, então, tiveram seus rebaixamentos cancelados.
E o Fluminense deveria mesmo ter sido rebaixado?
Diante das polêmicas que rondaram o futebol brasileiro na época, como, por exemplo, os erros da final do campeonato de 1995, é impossível afirmar. E, embora tenha sido beneficiado, a decisão não foi influenciada diretamente pelo Fluminense. Naquela situação, aliás, o tricolor carioca teve sorte. O mesmo, porém, não ocorreu em 97, quando a equipe carioca caiu em meio à desordem da administração.
LEIA TAMBÉM
Brasileirão zera falhas em impedimentos com o VAR e reduz quatro erros graves por rodada