Netflix lança série que conta origens do futebol na Inglaterra, na década de 1870
O produto da plataforma de streaming por assinatura foi lançado nesta sexta (20) em meio a falta de jogo ao vivo na TV
A Netflix está lançando hoje a série The English Game, ou, O Jogo Inglês. A série conta os primórdios do futebol na visão de dois jogadores de classes distintas: um da elite, e outro da classe operária inglesa.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
No decorrer da obra, esses atletas encontram problemas pessoais e profissionais, mudando o esporte para sempre.
A minissérie conta como jogo alcançou a divisão de classes e a paixão mundial, além da luta dos jogadores no início do jogo, quando a profissão ainda não era valorizada e apenas os elitistas podiam jogar.
O futebol surgiu em meados da década de 1860, e só passou a ser jogado profissionalmente na Inglaterra já beirando os anos 1900.
Portanto, The English Game se passa bem no início de tudo, quando muitos grandes times do país britânico ainda não existiam.
Poucos clubes, como o Notts County, fundado em 1862 sendo o clube mais antigo do mundo, já existiam na época.
A série dirigida por Fellowes explora as raízes do Norte da Inglaterra em seis capítulos, baseada em fatos reais, quando operários formavam clubes de suas fábricas.
O Arsenal, por exemplo, era a equipe de uma fábrica de armas. O primeiro nome no clube foi Dial Square, mudando para Royal Arsenal posteriormente, até virar apenas Arsenal.
Fellowes falou sobre a série dirigida por ele, e os motivos que o levaram a mergulhar nos primórdios do futebol mesmo não sendo um fã apaixonado. Veja:
Levei meu filho a West Ham para assistir ao jogo em casa contra o Manchester United . Foi extraordinário ver algo feito de maneira tão soberba, uma demonstração tão magistral do ofício
Ele se mostrou curioso quanto a quantidade de mudanças do futebol como é feito hoje.
O jogo se divorciou de suas raízes e algo se perdeu ao longo do caminho
Ainda sobre a transformação, ele fala sobre a principal regra do século XIX no futebol: não há regras, ou só as que fossem feitas pelos estudantes, tema abordado em The English Game.
Há essa anomalia extraordinária em que o futebol, originalmente criado por estudantes da escola pública de Eton, para ser jogado por suas próprias regras, se torna esse jogo que domina o mundo
Ele fala sobre todos os pontos que sua minissérie aborda, e aponta o norte como ‘dono’ do jogo.
Os clubes que se erguem na região industrial de Midlands e no Norte se tornam os verdadeiros representantes do jogo
A crítica já trabalhou em cima da minissérie original da Netflix, e veículos como o Telegraph classificou The English Game como “um drama vencedor”, dando quatro de cinco estrelas. O Metro classificou como “um bom drama de época” e “uma agradável surpresa.”
Em tempos de falta de futebol por conta do coronavirus, The English Game é um bom passatempo para os amantes do jogo; caso você seja um, confira abaixo o trailer legendado do mais novo lançamento.
Leia Mais:
5 Séries de esportes americanos na Netflix para assistir na quarentena