Franquia se popularizou no Brasil com os ‘Splash Brothers’, mas possui um passado vitorioso no começo da liga
Fundada em 1946, a NBA é uma das maiores e mais tradicionais ligas de esportes no mundo. O campeonato reúne os melhores jogadores de basquete e tem uma história cheia de rivalidades e estrelas.
A liga conta com 30 equipes, sendo 29 dos Estados Unidos e uma do Canadá, e muitas delas já formaram verdadeiras dinastias ao longo desses anos.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Nesse tempo todo de existência, diversos jogadores fizeram história e construíram um legado. Michael Jordan, Bill Russell, Kobe Bryant e Tim Duncan são apenas alguns jogadores que escreveram seus nomes na história da NBA.
E como forma de homenagear essas lendas do esporte, algumas equipes decidem aposentar as camisas que eles utilizaram.
Golden State Warriors: o primeiro campeão da NBA
Fundado em 1946, os Warriors possuem seis títulos da NBA, mesmo número que o Chicago Bulls. Baseada em São Francisco, na Califórnia, a franquia estreou na liga na cidade da Filadélfia. E foi lá que os dois primeiros troféus foram conquistados.
Como Philadelphia Warriors, o primeiro troféu foi levantado na estreia da franquia, coincidentemente, na temporada inaugural da NBA. Liderada por Joe Fulks, a equipe venceu o Chicago Stags no campeonato de 1946. No torneio de 1955, a vitória na final foi contra o Fort Wayne Pistons.
O terceiro título da franquia foi conquistado na temporada 1974/1975, já como Golden State Warriors, contra o Washington Bullets. O grande nome da conquista foi o ala Rick Barry, que também foi o MVP das finais.
Após um longo período de jejum, os últimos três troféus levantados pelo Golden State foram conquistados recentemente. Com Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green e posteriormente Kevin Durant, a equipe foi campeã em 2015, 2016 e 2018, se popularizando de vez no Brasil.
Confira os números aposentados pelo Golden State Warriors:
#13 – Wilt Chamberlain: pivô draftado pelo Philadelphia Warriors em 1959, se tornou um dos maiores jogadores da história da NBA. Pela equipe, foi escolhido o MVP da liga em 1960;
#14 – Tom Meschery: ala-pivô selecionado pelo Philadelphia Warriors em 1961. Selecionado para o All-Star Game em 1963, quando a equipe tinha se transferido para San Francisco;
#16 – Al Attles: armador draftado pelo Philadelphia Warriors em 1960. Foi o treinador do San Francisco Warriors no título da NBA em 1975;
#17 – Chris Mullen: ala selecionado pelo Golden State Warriors em 1985. Selecionado cinco vezes para o All-Star Game (1989-1993) e indicado para o time ideal da NBA em 1992;
#24 – Rick Barry: ala campeão e MVP da NBA pelo Golden State Warriors em 1975;
#42 – Nate Thurmond: pivô draftado pelo San Francisco Warriors em 1963. Foi para o All-Star Game sete vezes e fez parte do time defensivo ideal da liga em duas oportunidades.
LEIA MAIS
NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Boston Celtics
NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Los Angeles Lakers
NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Chicago Bulls