PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Basquete NBA: confira como está a disputa pela oitava vaga no oeste

NBA: confira como está a disputa pela oitava vaga no oeste

Por Luiz Mutschele em 17/03/2020 03:46 - Atualizado há 5 anos

site oficial NBA

A disputa pela oitava vaga no oeste na NBA envolve nada menos que seis equipes com chances de classificação; confira mais a situação de cada uma

A temporada da NBA em 19-20 tem nos trazidos alguns fatos curiosos, pois apesar de ser uma das temporadas mais imprevisíveis dos últimos tempos, onde não dá pra se cravar um time como principal favorito, praticamente todas vagas para os playoffs se encaminharam com antecedência. Mesmo na conferência leste, onde acreditava-se que fora o “Top 5”, composto por Bucks, Raptors, Sixers, Celtcis e Pacers (que ganhou a companhia do Heat de forma inesperada, virando um Top 6), as últimas duas vagas seriam bem mais disputadas.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Entretanto mesmo o Nets muito desfalcado e o Magic com uma equipe cheia de limitações, conseguiram abrir uma vantagem considerável para as demais equipes, que além de tudo não mostraram em momento nenhum da temporada que poderiam dar uma arrancada em busca de uma vaga.

Chegamos então a última vaga que parecia definida, mas que com a subida de produção de algumas equipes, somada a oscilação de outra, deixou essa como a grande disputa do final da temporada regular da NBA: a oitava vaga do oeste.

Até o momento da interrupção da temporada por conta do coronavírus, tínhamos a seguinte situação:

  • 8º Memphis Grizzlies – 32 vitórias e 33 derrotas.
  • 9º Portland Trail Blazzer – 29 vitórias e 37 derrotas.
  • 10º New Orleans Pelicans – 28 vitórias e 36 derrotas.
  • 11º Sacramento Kings – 28 vitórias e 36 derrotas.
  • 12º San Antonio Spurs – 27 vitórias e 36 derrotas.
  • 13º Phoenix Suns – 26 vitórias e 39 derrotas.

Vamos agora olhar caso a caso, para entender como estão as chances de cada um (vale destacar que como a previsão em caso de retorno após o período estipulado pela liga, seja de jogar sem público, esse fator será levado em conta de acordo com os primeiros jogos em casa e fora de cada equipe).

Memphis Grizzlies – 17 jogos restantes

Próximos jogos, nesta ordem: Blazzers (F), Jazz (F), Spurs (F), Thunder (C), Bucks (F), Pelicans (C), Pelicans (F), Celtics (C), Raptors (C), Raptors (F), Knicks (C), Mavericks (C), Blazzers (F), Nuggets (F), Thunder (C), Sixers (C), Rockets (F).

O principal favorito, até por estar atualmente em oitavo é o Grizzlies. O time começou muito mal a temporada, mas em determinado momento tornou-se a grande sensação da NBA e atropelando todos seus concorrentes pelo caminho. Entretanto em determinado momento (também por conta da lesão de Jaren Jackson Jr), a equipe perdeu quatro seguidas, se recuperou na sequência vencendo três e depois alternou vitórias e derrotas.

Com um recorde de 4-6 nas últimas 10 partidas, o principal problema da equipe é o calendário duríssimo que ela terá. Dos 17 jogos, 11 serão com equipe com mais de 50% de aproveitamento, cinco serão contra concorrentes diretos (dois Blazzers, dois Pelicans e um Spurs), jogos onde perder pode custar muito caro. Apenas o confronto contra o Knicks pode ser tratado como tranquilo.

A equipe foi a que mostrou o melhor basquete dentre todas concorrentes, porém será a que terá menor margem de erro com tantos jogos duros, então precisará mostrar seu melhor basquete se não quiser ser surpreendida no final.

Portland Trail Blazzers – 16 jogos restantes

Próximos jogos, nesta ordem: Grizzlies (C), Rockets (C), Timberwolves (C), Mavericks (C), Timberwolves (F), Hornets (F), Pistons (F), Celtics (F), Sixers (F), Nets (F), Jazz (C), Grizzlies (C), Cavaliers (C), Nuggets (C), Warriors (F), Clippers (C).

O Blazzers, apesar de ser o atual nono colocado tem o problema de ser a equipe com menos jogos a disputar entre todas as equipes. Terá quase metade de seus jogos contra equipes com mais de 50% de aproveitamento e vem atualmente com um recorde igual ao do Grizzlies nas últimas 10 partidas (4-6).

Os quatro jogos em casa na volta, pensando no desempenho da equipe como mandante (18-14) poderiam ajudar numa arrancada, entretanto como as primeiras partidas deverão ser sem torcida, a influência deve ser muito menor do que se espera.

New Orleans Pelicans – 18 jogos restantes

Próximos jogos, nesta ordem: Kings (F), Jazz (F), Clippers (F), Hawks (C), Spurs (C), Grizzlies (F), Kings (C), Grizzlies (C), Knicks (C), Magic (F), Hawks (F), Wizards (F), Spurs (F), Hornets (C), Suns (C), Sixers (C), Wizards (C), Spurs (F).

Apesar de ter uma desvantagem de quatro vitórias em relação ao Grizzlies é quem tem de longe o calendário mais tranquilo de todos. Com apenas três jogos contra equipe com mais de 50% de aproveitamento na NBA, o Pelicans ainda conta com um diferencial em relação aos demais: o fator Zion. Apesar de ter estreado há apenas 20 jogos, o impacto dele foi imediato na equipe e deixa ela ainda com a possibilidade de evolução, algo que as outras não tem mais.

O ponto-chave para o Pelicans serão os dois confrontos contra o Grizzilies quase em sequência, pois caso leve os dois, pode até moralmente embalar rumo a essa vaga que era até tida como improvável em determinado momento da temporada.

Sacramento Kings – 18 jogos restantes

Próximos jogos, nesta ordem: Pelicans (C), Nets (C), Mavericks (C), Rockets (F), Magic (F), Pelicans (F), Cavaliers (F), Hawks (C), Pacers (C), Spurs (C), Clippers (C), Lakers (C), Cavaliers (C), Spurs (F), Timberwolves (F), Nuggets (F), Lakers (F), Warriors (C).

Talvez a equipe mais improvável de estar com chances no momento, o Kings vem de uma sequência surpreendente onde venceu sete de seus últimos 10 jogos. Tem um calendário com alguns jogos muito complicados, porém é o único a fazer cinco jogos contra as quatro piores equipes da temporada, o que pode ser um fator-chave para uma equipe que vem em ascensão.

San Antonio Spurs – 19 jogos restantes

Próximos jogos, nesta ordem: Nuggets (C), Timberwolves (C), Grizzlies (C), Pelicans (F), Bulls (C), Jazz (C), Jazz (F), Timberwolves (F), Nuggets (F), Warriors (F), Kings (F), Warriors (F), Pelicans (C), Kings (C), Rockets (F), Sixers (C), Rockets (C), Pacers (F), Pelicans (C).

Apesar de ainda ter chances e ser a equipe com mais jogos a disputar, parece que depois de mais de duas décadas, finalmente veremos de novo o Spurs fora dos playoffs da NBA. O calendário da equipe não é dos mais difíceis e ele terá uma série de confrontos diretos (como os três contra o Pelicans), porém é uma equipe que não tem nada mais a mostrar e vive dos lampejos de Aldridge e DeRozan, que fazem temporada apenas razoável. Para uma disputa tão apertada, parece muito pouco o que a equipe tem a oferecer.

Phoenix Suns – 17 jogos restantes

Próximos jogos, nesta ordem: Mavericks (F), Timberwolves (C), Clippers (C), Mavericks (F), Pacers (F), Wizards (F), Sixers (F), Heat (F), Cavaliers (F), Thunder (F), Cavaliers (C), Bulls (C), Timberwolves (F), Pelicans (F), Jazz (C), Rockets (C), Lakers (F).

A grande zebra da disputa, está aqui especialmente pelo bom momento que viveu no começo da temporada, quando chegou a figurar entre as principais equipes do oeste. O grande problema foi que em determinado momento a equipe parou de render e despencou, parecendo em determinado momento sem chances de ir para os playoffs.

Desfalcado de Kelly Oubre Jr, que vinha sendo um de seus principais jogadores na temporada, dependeria de jogos de MVP de Devin Booker (que já faz excelente temporada), para se manter vivo na disputa.

Leia mais:

Tim Duncan estreia como técnico em vitória do Spurs sobre Hornets

Russell Westbrook ultrapassa a marca de 20 mil pontos na NBA

LeBron James supera Kobe Bryant e torna-se terceiro maior cestinha da NBA

Los Angeles Lakers acerta a contratação de Dion Waiters

NBA 2k20 apresenta problemas no modo MyLeague desde a parada da liga

Exit mobile version