Sem a pressão da Libertadores temporariamente, Jesualdo pode retomar aos testes que estava realizando na Libertadores para encontrar o “Santos ideal”
A Conmebol suspendeu a Libertadores por tempo indeterminado devido a preocupação com o Coronavírus. E Jesualdo deve aproveitar a situação para continuar buscando encaixe no Santos e usando o Campeonato Paulista como um “tester”.
O português evoluiu e muito até o momento com o time. Depois de perder Alison no meio-campo, Jesualdo apostou em Jobson por ali e conseguiu resultados acima do esperado. Desde então o volante não saiu do time titular. Mas ainda faltam alguns aperfeiçoamentos.
Sem a pressão de uma Libertadores, pelo menos temporariamente, Jesualdo pode voltar a testar alguns jogadores, como Vladimir no gol. O arqueiro teve apenas uma chance na temporada, contra o Botafogo-SP, e sequer teve a oportunidade de mostrar seu desempenho, afinal, praticamente assistiu a partida.
Madson poderia ter uma sequência maior também. O lateral se mostrou mais ágil e técnico do que Pará na parte da frente e com grande potencial de ganhar de vez a posição.
Pituca pode ser melhor explorado por Jesualdo. Ele, inclusive, já teve uma melhora gritante desde o início da competição, mas ainda pode ser deslocado para sua posição antiga de primeiro volante, o que o português ainda não testou e teoricamente é onde ele melhor rende.
Jesualdo também terá uma dor de cabeça “boa” para o ataque, afinal, em breve Marinho retornará ao time. E voltar a utilizar Sasha como um falso 9 é mais uma possibilidade para o técnico. Ele, na verdade, terá que definir se prefere revezar Yuri Alberto e Kaio Jorge como centroavantes e manter o camisa 27 na ponta ou se incluirá Marinho entre seus titulares.
E apesar de contrariar a preferência da torcida, creio que Jesualdo tem que continuar incentivando Soteldo a atuar pelos dois lados. O Santos perde poder ofensivo quando isso acontece, mas se até o atacante já aceitou a ideia e vê de forma positiva, vale continuar o potencializando por ali.
Em meio a tantas possibilidades, vale lembrar que Jesualdo já reinventou o Santos e que lidera o grupo A do Paulistão, com 15 pontos, e o G da Libertadores, com seis pontos. Então vale dar o braço a torcer, não vale?
Veja mais:
Jesualdo valoriza elenco, renovação de Yuri Alberto e mais; veja o que rolou nesta quinta (12)