Atacante inglês, do Borussia Dortmund, é uma das jovens promessas do futebol mundial atualmente
Jadon Sancho é uma das grandes promessas do futebol mundial. Atualmente no Borussia Dortmund, o jogador está completando nesta quarta-feira, 25, 20 anos de idade. E sua pouca idade e enorme talento vêm chamando a atenção dos fãs da bola redonda mundo afora.
No Manchester City, Jadon começou a impressionar mostrando-se uma aposta acertada dos diretores das categorias de base da equipe. Lá, o auge aconteceu na temporada 2015/16, quando o clube conquistou a Premier League sub-18. Depois disso, a trajetória do inglês deslanchou.
No ano seguinte, em 2017, Jadon Sancho assumiu o papel de protagonista da seleção da Inglaterra sub-17. Na Eurocopa da categoria, a promessa inglesa levou o esquadrão do seu país à final – perdendo para a Espanha nos pênaltis – e conquistou o prêmio de jogador de ouro da competição. Além disso, ocupou uma vaga na seleção do campeonato. Tamanho destaque chamou a atenção de inúmeros clubes europeus.
O título da Copa do Mundo sub-17
Ainda na mesma temporada, a Inglaterra e Sancho brilharam na Copa do Mundo sub-17. E pela primeira vez na história, o English Team levantou o troféu do torneio. Aliás, o camisa 11 da seleção marcou duas vezes logo na estreia. Na final, revanche contra os espanhóis e goleada por 5 a 2.
A chegada ao Borussia Dortmund
Com o bom futebol apresentado, o assédio das equipes europeias aumentaram. Então, o Borussia Dortmund, conhecido por apostar em jovens talentos, recrutou o atleta para o seu elenco profissional. Em 2017/18, já com a camisa dos aurinegros, Jadon fez 12 partidas e anotou seu primeiro gol pelo novo clube. O tento contribuiu na goleada de 4 a 0 frente ao Bayer Leverkusen.
A joia inglesa evoluiu rapidamente. Embora ainda muito novo, na temporada seguinte abraçou a ideia da titularidade. Dessa forma, realizou nada mais nada menos do que 43 jogos e balançou as redes adversárias em 13 oportunidades. As ótimas aparições em campo renderam diversos elogios ao camisa sete na imprensa alemã.
Atualmente, o status de atacante imprescindível dos comandados de Lucien Favre se consolidou. Inclusive, neste ano veio o primeiro título com a camisa do Borussia justamente em cima do maior rival do clube, o Bayern de Munique. A conquista da Supercopa da Alemanha teve imensa contribuição de Sancho. Foi dele a linda jogada do gol de Alcácer que abriu o caminho para a conquista. E na etapa complementar do duelo, o aspirante a craque guardou o seu colocando a redonda entre as pernas do goleiro Neuer e fechando o placar por 2 a 0. Aliás, o britânico acabou sendo eleito o melhor atleta do embate.
No momento, até a paralisação dos campeonatos por conta do surto de coronavírus, Jadon Sancho realizou 35 confrontos e venceu as defesas rivais 17 vezes pelo Borussia Dortmund.
Sancho na seleção inglesa
Ostentando a camisa da seleção de seu país, Jadon Sancho teve 11 chances de desfilar sua qualidade e aproveitou anotando dois gols – ambos contra Kosovo pelas Eliminatórias da Eurocopa. Por outro lado, a estreia ocorreu na Uefa Nations League, em 2018, quando o jogador entrou no segundo tempo do empate por 0 a 0 diante da Croácia.
Os números da carreira de Jadon Sancho
Ao todo, somando as aparições no English Team e também, no Borussia Dortmund, o aniversariante do dia disputou 101 partidas e 33 tentos, média de 0,33 tento por jogo. Já nas categorias de base com o Manchester City, foram 51 duelos e mais 30 bolas na rede.
A carreira de Sancho começou da melhor maneira. E hoje, completando 20 anos de idade, a promessa inglesa tem muito o que comemorar.
LEIA MAIS:
Coronavírus: jogador do Sevilla diz que situação parece de filme
Líderes e artilheiros dos principais campeonatos mundiais até a paralisação