PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Guardiola exalta legado de Johan Cruyff: ‘Sem ele, não seria treinador’

Guardiola exalta legado de Johan Cruyff: ‘Sem ele, não seria treinador’

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

Cruyff revolucionou o futebol e é um dos maiores personagens da história do esporte; Guardiola o leva como inspiração

Johan Cruyff faleceu em 2016. Ídolo do Barcelona, Pep Guardiola o trata como a grande referência de sua carreira, seja como jogador ou treinador. O atual comandante técnico do Manchester City tem como filosofia de jogo a mesma ideia do holandês, que foi responsável pelo primeiro título de Champions League da história do Barcelona, em 1991/92.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“Sem Cruyff, eu não seria treinador. Ou seria um treinador de divisões inferiores. Muitos jogadores que foram treinados por Cruyff hoje são treinadores, tal como acontece muito com Arrigo Sacchi. Os dois entravam na tua mente, te mostravam porque certas coisas acontecem, explicavam o porquê de uma equipe jogar bem ou mal, ganhar ou perder”, explicou Guardiola, em entrevista ao jornalista Guillem Balague, para a autobiografia de Cruyff, intitulada ‘My turn’.

Como treinador, ele venceu quatro La Ligas com o Barcelona e uma Champions League, além de outras competições. Durante o período como jogador, ele é reconhecido como um dos atletas que revolucionaram a história do futebol e marcou época ao vencer três campeoantos europeu com o Ajax.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Tudo o que aprendi com Cruyff foi dentro do campo. Fora disso, conversávamos sobre o que acontecia no jogo. O futebol era a sua vida, e quando ele falava da vida, usava sempre exemplos do futebol. Não aprendeu isso numa universidade, tudo o que aprendeu veio da sua experiência.”

LEIA MAIS:

Edilson diz que Luxemburgo é melhor que Guardiola: “Eu acho mesmo”
Arteta afirma receber conselhos de Guardiola: “É algo positivo para mim”

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE
Better Collective