Gre-Nal entra na lista de jogos com mais expulsões da história; relembre outras partidas
Com briga generalizada e oito expulsões, Gre-Nal é um dos jogos com mais expulsos do futebol
O primeiro Gre-Nal da história da Copa Libertadores da Libertadores vai ficar marcado por uma estatística nenhum pouco legal. O clássico, realizado nesta quinta-feira (12), foi o segundo jogo com mais expulsões na história da competição continental e entrou na lista de uma das partidas com mais jogadores expulsos do futebol.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Relembre alguns jogos semelhantes ao Gre-Nal desta terça em algumas competições importantes:
Pela Libertadores
A partida com mais expulsões na história da Libertadores foi Boca Juniors x Sporting Cristal, pela fase de grupos da edição de 1971. Na ocasião, foram apresentados 19 cartões vermelhos. Diversos jogadores foram parar no hospital e outros na delegacia, inclusive passando a noite em cela compartilhada. Por fim, apenas Sánchez e Meléndez, do Boca, e Rubiños, do Sporting Cristal permaneceram em campo. Por causa da briga, o time de Buenos Aires foi excluído da Libertadores, e seus dois jogos seguintes foram creditados como WO.
O clássico Gre-Nal, que terminou sem gols, foi o segundo jogo com mais expulsões na história da competição continental. Nos minutos finais, uma briga generalizada entre jogadores dos dois clubes paralisou a partida. O árbitro Fernando Rapalini observou tudo de longe e, por fim, apresentou o cartão vermelho para Caio Henrique, Pepê, Luciano e Paulo Miranda (Grêmio), e Víctor Cuesta, Moisés, Edenílson e Praxedes (Inter).
Pela Copa do Mundo
No torneio mundial mais importante do futebol, o recorde de expulsões aconteceu em uma partida das oitavas de final da Copa da Alemanha, em 2006. O confronto entre Portugal e Holanda teve quatro cartões vermelhos, além de 16 amarelos. Foram para o chuveiro mais cedo os portugueses Costinha e Deco e os holandeses Khalid Boulahrouz e Giovanni van Bronckhorst. O jogo ficou conhecido como a “Batalha de Nuremberg”, vencido pelos portugueses por 1 a 0, com gol de Maniche.
Recorde máximo
Pelo menos dois jogos já tiveram expulsão de 22 jogadores em campo. Segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, o recorde de expulsões em uma partida pertence à partida disputada em 3 de novembro de 1969 entre Tongham Youth Club e Hawley, em um torneio local do Reino Unido.
Porém, registros mostram que no Torneio Rio-São Paulo de 1954 aconteceu a mesma situação. No jogo entre Portuguesa de Desportos e Botafogo, no Pacaembu, outros 22 jogadores – inclusive Garrincha, que jogava no time da estrela solitária– foram expulsos após um quebra-pau generalizado.
LEIA MAIS:
Briga no Gre-Nal da Libertadores ganha repercussão mundial: “Cenas feias”
Renata Fan e Denílson condenam confusão no Gre-Nal: “Essas cenas vão rodar o mundo”