Fluminense quebra jejum de 27 anos contra rivais e “renasce” em clássicos
Tricolor não vencia os três rivais em uma mesma edição de Carioca desde 1993. Dos quatro que disputou em 2020, venceu três
Tricolor não vencia os três rivais em uma mesma edição de Carioca desde 1993. Dos quatro que disputou em 2020, venceu três
Se por um lado a torcida critica o desempenho da equipe, por outro não pode reclamar dos resultados. Tudo bem que o Fluminense foi eliminado precocemente da Copa Sul-Americana, mas alguns feitos já podem ser valorizados. Com a vitória sobre o Vasco, no último final de semana, o tricolor quebrou um jejum de 27 anos sem vencer os três rivais em uma única edição do Campeonato Carioca. O fato deve ser comemorado não somente pela quebra do tabu em si, mas porque o Flu vinha tendo muitas dificuldades nos últimos anos nos confrontos diante dos rivais. Tanto é que, até então, não sabia o que era vencer o Vasco há quase três anos. O atual desempenho em clássicos é o melhor da década e alcançou 75% de aproveitamento.
Dos quatro clássicos que disputou em 2020, o tricolor venceu três. Em 2019, por exemplo, o desempenho foi muito ruim. Dos 13 confrontos contra os rivais cariocas em toda a temporada, venceu apenas dois, o que dá um aproveitamento de 25,6%. Em 2018 foi um pouco melhor vencendo três em 12 disputados, mesmo assim um número muito fraco. Mas, na década, nada supera 2013: foram 11 clássicos e nenhuma vitória, além de três empates e oito derrotas. O aproveitamento geral nos últimos 10 anos (números levantados pelo globoesporte.com) não chega a 36%. Ao todo, são 107 jogos, com 28 vitórias, 29 empates e 50 derrotas.
As vitórias deste ano são animadores, mas o grande desafio ainda é derrotar o poderoso rival Flamengo. Foi justamente o rubro-regro o único rival capaz de bater o tricolor. E será o time da Gávea o rival na final na Campeonato Carioca, caso o Fluminense confirme a liderança geral da competição.
Na história
Na última vez em que o Fluminense conseguiu vencer os três rivais em uma mesma edição do Campeonato Carioca, em 1993, o time era treinado pelo então jovem técnico e membro da “Máquina Tricolor”, o zagueiro Edinho. Curiosamente, foi naquele ano que o tricolor levantou a última taça conquistada jogando nas Laranjeiras, batendo o Volta Redonda. Naquele ano, foram duas vitórias sobre o Botafogo (3 x 0 e 2 x 0), uma contra o Flamengo por 2 x 1, e o Vasco, pelo mesmo placar, no segundo jogo da final do estadual.
O Grande destaque da Equipe era o atacante Ézio, com 15 gols no campeonato. No entanto, o bom desempenho não foi suficiente para o tricolor ficar com o título. Como a final era em três jogos, e houve uma vitória para cada lado, o Vasco ficou com o título após o empate em 0 x 0 na terceira partida, por ter a melhor campanha.
LEIA MAIS
Assim como em 2019, Fluminense acumula números negativos de bilheteria no Maracanã
Portões fechados em clássico contra o Vasco dão prejuízo de mais de R$ 200 mil ao Fluminense