Finais da Fed Cup são adiadas por conta do avanço do novo coronavírus
Medida foi tomada após a Hungria, país-sede da fase decisiva, declarar estado de emergência
Medida foi tomada após a Hungria, país-sede da fase decisiva, declarar estado de emergência
As finais da Fed Cup, competição entre nações do tênis feminino, foram adiadas nesta quarta-feira (11) por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão da organização do torneio, que está em sua primeira edição, foi tomada após a Hungria, país-sede da fase decisiva, declarar estado de emergência por conta do registro dos primeiros casos da doença no país. As finais estavam agendadas para os dias 14 e 19 de abril, em Budapeste.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Impacto na Fed Cup
O presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), David Haggerty, se pronunciou sobre o adiamento das finais da Fed Cup. Ao explicar a decisão, o dirigente destacou que a “situação vai além do esporte”.
“Estamos extremamente desapontados por ter que tomar essa decisão, mas não arriscaremos a segurança e o bem-estar de jogadores, capitães, funcionários do evento ou espectadores. Esta decisão não foi fácil. A ameaça representada pelo COVID-19 é grave e exige que ajamos com responsabilidade como federação e como seres humanos. Essa situação vai além do esporte”, afirmou.
Haggerty também salientou que a escolha de novas datas para a realização das partidas dependerá da situação do coronavírus.
“Novas datas para as finais e os play-offs serão anunciadas em devido tempo e serão guiadas principalmente pelo período de tempo em que o tênis como um todo é afetado pelo COVID-19. Continuaremos colaborando com nossos colegas em todo o esporte para garantir que o impacto sobre jogadores, torneios, detentores de direitos e fãs seja o mínimo possível”, disse.
Por fim, o presidente da ITF enfatizou que a entidade está monitorando o avanço da doença.
“Enquanto isso, o Grupo Consultivo da ITF COVID-19 continuará monitorando a situação de perto e novas decisões serão baseadas em fatos, dados oficiais e conselhos de especialistas”, concluiu.
Com a medida tomada, além das finais, os play-offs de acesso à fase de qualificação para 2021, marcados para 18 e 19 de abril, também foram afetados.
It is with regret that we announce the Fed Cup by BNP Paribas Finals & Play-Offs 2020 have been postponed due to COVID-19 health concerns.
Full statement > https://t.co/WeNcIOyILh pic.twitter.com/rAiudl6NTu
— Fed Cup (@FedCup) March 11, 2020
Impactos do coronavírus no tênis
Além da Fed Cup, vários outros torneios de tênis já foram afetados pelo coronavírus em todo o mundo. No último domingo (08), o torneio de Indian Wells, um dos maiores do planeta, foi cancelado por conta de um caso confirmado da doença na região do evento.
Durante a última semana, três jogos da Copa Davis não contaram com a presença de público. No duelo entre Japão e Equador, boleiros utilizaram máscaras e cestas na tentativa de reduzir os riscos de contágio.
Anteriormente, diversos torneios dos circuitos de Challenger e ITF já haviam sido cancelados na Ásia. O país mais afetado foi a China, epicentro da doença.