Fair Play Financeiro pode obrigar o Porto a vender Alex Telles
Lateral-esquerdo brasileiro vem sendo destaque dos Dragões na temporada
Lateral-esquerdo brasileiro vem sendo destaque dos Dragões na temporada
O brasileiro Alex Telles pode estar muito próximo de deixar o Porto. O primeiro semestre da atual temporada registrou um prejuízo de quase 52 milhões de euros para os Dragões, de acordo com comunicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O fato obriga a revisão de valores gerados com a venda de jogadores, que se tornam necessárias para o cumprimento do Fair Play Financeiro da UEFA. Não só existe a obrigatoriedade da conclusão dessas transferências até dia 30 de junho, como também o resultado deve ter um valor líquido mínimo de 1oo milhões de euros.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Logo após o anúncio do lucro de 9,463 milhões de euros de lucro nas contas de 2018/19 e já prevendo uma queda das receitas devido a eliminação na Liga Europa, a diretoria do Porto traçou a meta de 77,97 milhões de euros com vendas de jogadores, já contando com impostos e intermediações.
O que certamente não se esperava é que os primeiros 6 meses da temporada 2019/20 revelasse algo próximo de 58,4 milhões de euros negativos. Em 2015/16 a situação era parecida, o que gerou a convocação da UEFA a respeito do Fair Play Financeiro, que visa não permitir que os clubes gastem mais do que arrecadam.
Visando não violar o Fair Play, vendas como a de Alex Telles, Marega, Danilo ou Soares não estão descartadas. O que pode alterar prováveis negócios envolvendo esses jogadores, é o fato do Porto optar por negociar os jovens Fábio Silva e Vítor Ferreira, que já possuem um valor alto de mercado.
Leia mais
Jogador da Roma faz críticas ao Barcelona: “Fala muito da formação, mas faz ao contrário”
VAR admite erro por não expulsão de Lo Celso após pisão em Azpilicueta
Thiago Silva tem lesão detectada e vira desfalque do PSG na Champions
Haaland revela ser fã de Zlatan Ibrahimovic: “Gosto da mentalidade”
Guardiola admite que punição da UEFA dificulta chegada de reforços
Arteta enxerga dificuldade em contratações de peso e demonstra pessimismo com futuro do Arsenal