Ex-jogador do Barcelona conta que lesionou Xavi praticando judô
Boudewijn Zenden, que atuou vestiu a camisa blaugrana no final da década de 1990, era judoca antes de se tornar jogador profissional
Boudewijn Zenden, que atuou vestiu a camisa blaugrana no final da década de 1990, era judoca antes de se tornar jogador profissional
O ex-ala Boudewijn Zenden, contou em entrevista a britânica Revista FourFourTwo, como sem querer acabou lesionando o meia Xavi. Segundo o holandês, o acidente aconteceu enquanto o jogador aplicava um golpe de judô no companheiro de clube.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Lesões entre colegas de equipe são até comuns no futebol. Entretanto, o ala Boudewijn Zenden acabou lesionando Xavi de uma forma no mínimo inusitada. De acordo com o holandês, os jogadores estavam em um desafio de judô no quarto. A lesão ainda teria deixado o então jovem meia afastado por um tempo dos gramados.
“Tive um pequeno desafio com Xavi. Ele estava apoiando uma mão na cama … Mas a cama tinha rodas! Isso o fez escorregar, ele deslocou o ombro e ficou fora por várias semanas”, explicou o polivalente jogador.
Vale lembrar que, apesar do acidente, Zenden era um judoca experiente. Filho de um comentarista de judô para uma estatal na Holanda, o atleta conciliou a luta com o futebol até os 16 anos, quando decidiu seguir no PSV. O holandês inclusive afirmou que o passado como lutador lhe ajudou em campo.
“O judô me melhorou como jogador. Aprendi a me equilibrar, usar minhas habilidades e me proteger caindo. Nunca sofri nenhum ferimento ao cair no chão!”, afirma Zenden.
O ala, que também atuava como lateral, meia e atacante, jogou pelo Barcelona entre 1998 e 2001. Foram 95 jogos e três gols marcados com a camisa blaugrana. Além disso, Boudewijn Zenden também defendeu Chelsea, Middlesbrough, Liverpool, Olympique de Marseille, antes de encerrar a carreira no Sunderland em 2011.