Depois de oito anos sem vencer o dérbi de Campinas, Guarani derrota a Ponte Preta e fica muito próximo de avançar ao mata-mata do Paulistão
Na noite de segunda (16), o Guarani recebeu a Ponte Preta no estádio Brinco de Ouro da Princesa (com os portões fechados), em Campinas, pelo dérbi de número 196 que encerrou a décima rodada da Série A1 do Campeonato Paulista.
Depois de oito anos, o Bugre voltou a vencer os arquirrivais, de virada, pelo placar de 3 x 2, com gols de Júnior Todinho, Juninho e Thallyson a favor dos donos da casa, enquanto Alisson e Roger anotaram para a Macaca. Devido à pandemia do Coronavírus, o clássico campineiro foi disputado sem a presença de público por determinação da Federação Paulista de Futebol em conjunto com o Ministério da Saúde.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Com o resultado, o Guarani se manteve na segunda posição do Grupo C com 16 pontos, um a menos que o líder Red Bull Bragantino e cinco acima de Corinthians e Ferroviária, que dividem a terceira colocação. Restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, o time alviverde está com a classificação bem encaminhada para as quartas de final, ao contrário da Ponte Preta que, com sete pontos, ocupa a lanterna geral da competição, correndo risco de rebaixamento.
A virada histórica sobre a Macaca foi muito comemorada pelos jogadores e o técnico Thiago Carpini. Após o dérbi, em entrevista ao canal EPTV e reproduzida pelo “GloboEsporte.com”, o treinador se mostrou bastante entusiasmado com a vitória e exaltou o desempenho de sua equipe, além de “alfinetar” o rival dizendo que “está tudo normal em Campinas”.
“Um banho de alegria, de euforia, de entusiasmo. O torcedor estava carente por essa vitória. Eles merecem tudo isso que esse grupo conquistou hoje. Em momento algum a gente desistiu, a gente buscou a vitória o tempo todo, a gente não se acovardou com as dificuldades (…) A gente está engasgado desde o ano passado, com inúmeras situações. Mas dentro das pretensões na competição, era uma vitória muito importante (…) E esse grupo tem muito mérito, porque aqui é o único campeão brasileiro do interior, então está tudo normal em Campinas”, destacou Carpini.
O comandante também falou sobre a quebra do tabu de oito anos sem vencer a Macaca e aproveitou para, mais uma vez, provocar os ponte-pretanos e o presidente do clube, Sebastião Arcanjo.
“E a gente volta a vencer um dérbi depois de muito tempo. É mais um tabu que a gente quebra, mas a gente vai buscar coisas maiores (…) Então, dessa vez, o presidente não vai subir fazendo samba, como ele falou na final da Série B (do Brasileirão) do ano passado, quando a gente estava em um momento de dificuldade (…) E um abraço ao presidente Peter Pan, lá de cima, da Terra do Nunca. Feliz demais, esse grupo merece”, acrescentou o treinador bugrino.
O Guarani voltaria a campo no próxima sexta (20) em Ribeirão Preto diante do Botafogo-SP, pela 11ª e penúltima rodada do Paulistão. Porém, após reunião realizada na segunda (16) com a participação de dirigentes dos clubes, a Federação Paulista anunciou a paralisação da competição por tempo indeterminado, de modo a combater a disseminação do contágio por Coronavírus.