Em nota, COI disse que os Jogos Olímpicos seguiriam com a data prevista mesmo diante do surto do coronavírus. Mas situação pode mudar
Este sábado (21) vai sendo um dia muito importante para o futuro dos Jogos Olímpicos de Tóquio. É que uma série de federações olímpicas nacionais e de modalidades individuais lançaram notas em sequência. Em todas essas notas estava um pedido em comum: o adiamento dos Jogos Olímpicos.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
No início desta semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tinha garantido a realização dos Jogos para a data esperada. Ou seja, a Cerimônia de Abertura aconteceria mesmo no dia 24 de julho na capital japonesa. Mas a situação pode ter mudado devido a forte pressão.
Neste sábado (21) um assessor do Comitê Organizador Local (COL) disse que acredita que uma decisão definitiva sobre a questão deve ser anunciada até o final deste mês de março. Tadamasa Fukiura. “Acho portanto que até o final de março, temos que decidir se devemos parar ou continuar os preparativos para as Olimpíadas”, disse ele.
Situação no Japão
O Japão tem sido um dos países mais atingidos pelo surto do coronavírus na Ásia. O país olímpico já registrou mais de 287 mil casos da Covid-19 desde o início do surto. Quase 12 mil pessoas já morreram por lá. Boa parte destes óbitos foram registrados na região metropolitana de Tóquio.
Mas analistas esportivos acreditam que a situação está se fechando ao redor do COI e que provavelmente os Jogos Olímpicos serão mesmo adiados para uma data posterior. A última vez que uma edição olímpica foi adiada foi no período da Segunda Guerra Mundial.