Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Vida Saudável Coronavírus: quem deve usar máscara? E por quanto tempo?

Coronavírus: quem deve usar máscara? E por quanto tempo?

As máscaras cirúrgicas são realmente efetivas contra a transmissão do coronavírus?

Por Gabriel José Gonçalves em 27/03/2020 15:09 - Atualizado há 5 anos

Foto: Banco de Imagens gratuito

As máscaras cirúrgicas são realmente efetivas contra a transmissão do coronavírus?

Com a pandemia de coronavírus, as máscaras cirúrgicas viraram artigo da vestimenta de várias pessoas que precisam sair nas ruas. Porém, será que elas são realmente efetivas e protegem contra o COVID-19?

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Como funciona a transmissão do coronavírus?

Segundo as informações coletadas durante a expansão do COVID-19 em diversas partes do mundo, o vírus pode ser transmitido por contato direto com gotículas e secreções providas da boca de um indivíduo contaminado. Porém, essas partículas também podem se acumular nas superfícies, como corrimões e até embalagens de produtos no supermercado. Logo, a pessoa pode encostar no local, levar a mão à boca e se contaminar nesse processo.

Qual a melhor máscara?

Nas ruas, é mais comum ver as pessoas com máscaras brancas, usadas principalmente em procedimentos cirúrgicos. Porém, elas não protegem completamente do COVID-19, visto que são frouxas e não cobrem outras partes do rosto, como os olhos. O melhor modelo é a N95, capaz até mesmo de filtrar o vírus no ar.

Quem deve usar a máscara?

O público-alvo das máscaras, principalmente da N95, são os profissionais de saúde. Na verdade, a máscara é só mais uma parte do conjunto de proteção que envolve óculos, capas e luvas. Portanto, para o dia a dia, elas não protegem de maneira efetiva contra o coronavírus. Logo, não é viável utilizá-las e sair por aí achando que está tudo certo.

Além das pessoas que estão em contato direto com os suspeitos da doença, qualquer pessoa com sintomas de COVID-19 pode utilizar a máscara. Isso porque ela impede que a doença se espalhe, já que bloqueia a saída das gotículas contaminadas.

Portanto, a máscara no caso de não-envolvidos com a saúde, não impossibilita o contágio, mas sim o caminho inverso: dificulta o lançamento do vírus no ar.

Por quanto tempo a máscara pode ser usada?

As máscaras cirúrgicas simples encontradas na maioria das farmácias são descartáveis. Logo, elas não duram mais do que algumas poucas horas. Além do mais, ao sair de casa com elas, você contamina a própria superfície do produto, podendo trazer para dentro do lar gotículas com o vírus.

Como usar?

Os profissionais de saúde são devidamente orientados quanto ao uso de máscara, independentemente do modelo. Para a aplicação corriqueira no dia a dia, é fundamental seguir algumas dicas, como:

  • Higienizar as mãos antes de colocar a máscara;
  • Não colocar as mãos no rosto e no olho, mesmo utilizando a proteção;
  • Troque a máscara a cada vez que sair na rua;
  • Não utilize a mesma unidade de um dia para o outro;
  • Faça o devido descarte do produto.

Medidas de prevenção

A máscara, então, é mais eficiente para profissionais de saúde e para pessoas com sintomas de COVID-19, já que ela dificulta a saída do vírus. Portanto, os indivíduos que não se enquadram em nenhum dos casos deve adotar medidas mais eficazes contra o coronavírus, como:

? Ficar em casa e evitar ao máximo sair às ruas;

? Higienizar-se;

? Evitar aglomerações.

LEIA MAIS

Coronavírus: 7 maneiras de evitar a contaminação

Exit mobile version