Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Coronavírus, guerra e mais: as vezes em que o futebol foi paralisado na história da humanidade

Coronavírus, guerra e mais: as vezes em que o futebol foi paralisado na história da humanidade

Guerras mundiais, pandemias… Confira o que já fez o futebol parar de acontecer no globo terrestre

Por João Pedro Oliveira em 17/03/2020 12:49 - Atualizado há 3 anos

Reprodução/Twitter

Guerras mundiais, pandemias… Confira o que já fez o futebol parar de acontecer no globo terrestre

O futebol já foi paralisado por conta de guerras, doenças e diversas competições sofreram os efeitos desses problemas que afetaram a sociedade, e também o esporte. Confira aqui no Torcedores.com as vezes em que o futebol teve de ser paralisado por conta de fatores externos.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Primeira Guerra Mundial

O futebol estava em suas primeiras décadas quando a Primeira Guerra Mundial teve início, em 1914. Muitos países ainda não possuíam ligas organizados e existiam poucos torneios de seleções. No entanto, na Inglaterra, onde a bola já rolava oficialmente pelo Campeonato Inglês desde o fim do século XIX, mais precisamente em 1888, a guerra teve como efeito colateral a não realização da competição de 1916 a 1920.

Segunda Guerra Mundial

Com o início da Segunda Guerra Mundial em 1939, o futebol acabou por ser paralisado nos principais centros europeus e as Copas do Mundo de 1942 e 1946 não puderam ser disputadas. No Brasil, a bola continuou a rolar durante todo o período da guerra com os campeonatos estaduais, mas tivemos jogadores que interromperam a carreira para ingressar na guerra, por exemplo José Perácio, importante no Flamengo durante a década de 40. O atacante disputou a Copa de 1938 na França, mas esteve em combate com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 1944. No retorno ao país, ele seguiu com a carreira de jogador normalmente até 1951, quando pendurou as chuteiras.

Gripe Espanhola

Previsto para acontecer no Brasil, o Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1918 teve de ser adiado por conta da Gripe Espanhola (caso parecido com a Eurocopa e Copa América que seriam disputadas em 2020 mas foram adiadas para 2021 em decorrência do coronavírus). Estima-se que a doença, a pandemia mais letal da história da humanidade, matou de 50 a 100 milhões de pessoas por todo o  globo terrestre. O torneio, hoje conhecido como Copa América, foi disputado no ano seguinte, em 1919, no mesmo país sede, com o Brasil se sagrando campeão.

LEIA MAIS:

Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações

Copa América 2020 é adiada para 2021 por conta do coronavírus

Exit mobile version