Cidade da maratona olímpica declara estado de emergência por coronavírus
Sapporo tinha sido escolhida por apresentar um clima mais ameno para a prática esportiva. Mas agora convive com o medo do surto do vírus
A cidade de Sapporo, no Japão, declarou estado emergência pelo surto do novo coronavírus. A decisão foi tomada pela prefeitura de Hokkaido, região da cidade. Sapporo será a sede das provas da maratona e da marcha atlética dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A notícia do estado de emergência cai como uma bomba dentro da organização dos Jogos Olímpicos.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Acontece que os organizadores têm garantido que a competição segue sem nenhuma alteração no cronograma apesar do surto que tem assustado o mundo. Com a notícia de que Sapporo está temendo um forte nível de contaminação, a tendência é que cresçam os boatos de adiamentos dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Seja como for, ainda não há nada confirmado neste sentido. Aliás, essa informação é categoricamente negada pelos organizadores.
Sapporo tinha sido escolhida para ser sede da maratona olímpica por apresentar temperaturas mais amenas para a prática esportiva. Até o ano passado, a prova aconteceria na cidade de Tóquio. Aliás, os ingressos até chegaram a ser vendidos pelo site oficial. Mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) optou pela mudança. Na ocasião, os governos de Tóquio e de Sapporo até chegaram a trocar farpas públicas.
Estado de emergência
De acordo com membros da prefeitura de Hokkaido, os moradores da região foram orientados a não sair de casa neste final de semana. Além disso, também foi pedido que eles evitem saídas desnecessárias, pelo menos, até o próximo dia 19 de março, quando uma atualização da situação deverá ser realizada. Sapporo é a maior cidade da região de Hokkaido.
Até a publicação desta matéria, o Japão tinha registrado mais de 900 casos do COVID-19, provocado pelo novo coronavírus chinês. Destes casos confirmados, cerca de 700 estão dentro de um cruzeiro que está em quarentena desde o dia 3 de fevereiro, na região de Yokohama.
Seja como for, os organizadores dos Jogos Olímpicos garantem que a competição seguirá normalmente. A Cerimônia de Abertura segue portanto agendada para o dia 24 de julho.