Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Esportes Radicais China proíbe alpinismo no Everest por pandemia do novo coronavírus

China proíbe alpinismo no Everest por pandemia do novo coronavírus

País asiático adotou medida, porém Nepal, que também tem acesso à montanha, ainda não fechou as portas

Por Samuel de Brito em 12/03/2020 15:54 - Atualizado há 3 anos

Divulgação

País asiático adotou medida, porém Nepal, que também tem acesso à montanha, ainda não fechou as portas

A temporada de primavera no Everest será afetada por medidas preventivas para conter o avanço do novo coronavírus. A Associação de Montanhismo do Tibete da China anunciou nesta quinta-feira (12) que vai cancelar todas as licenças para subir ao “topo do mundo”. As informações são do Marca.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Outra forma de acesso ao Everest é pelo Nepal, que ainda não fechou as portas. Hoje, as licenças para escalar a face Sul estão mantidas. As agências inclusive já começaram a mudar o local do acampamento e montaram a base naquela região, mas a qualquer momento o país pode tomar a mesma decisão que a China.

Adrian Ballinger, fundador da Alpenglow, uma agência de expedição no Himalaia, afirmou que a a escalada no Sul é perigosa. “Mesmo se não o fizerem, a ameaça de um surto de Covid-19 e os problemas subjacentes de ascensão do lado sul, incluindo a falta de gestão eficaz, superlotação e queda de gelo imprevisível, tornam essa expedição insegura aos nossos olhos”.

Medidas no país vizinho

O governo nepalês impôs medidas restritivas para chegadas da China, Irã, Itália, Coréia, Japão, França, Alemanha e Espanha. Eles exigem um visto processado na Embaixada do Nepal em cada um desses países, bem como um atestado médico confirmando que não tenha Covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

Nas últimas semanas, já houve cancelamentos de alpinistas da China, Japão, Coréia, França, Alemanha, Itália e Espanha.

LEIA MAIS

Exit mobile version