PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Nagelsmann, Tedesco e Villas-Boas: os técnicos mais jovens da história da Liga dos Campeões

Nagelsmann, Tedesco e Villas-Boas: os técnicos mais jovens da história da Liga dos Campeões

Por Lucas Santos em 22/03/2020 17:06 - Atualizado há 5 anos

Encabeçada pelo treinador alemão do RB Leipzig, lista do torneio conta também com o brasileiro Ricardo Gomes

Antes da pausa devido ao Coronavírus, a Champions League vinha proporcionando histórias espetaculares. Uma delas foi do RB Leipzig, da Alemanha, que carimbou vaga inédita nas quartas de final após 4×0 no agregado sobre o vice-campeão Tottenham. No banco de reservas estava o técnico Julian Nagelmann.

O comandante é um dos mais jovens a comandar uma equipe no principal torneio de clubes do mundo, aos 32 anos. Entretanto, treinadores novatos não costumam ser novidade. Por isso, separamos outros nomes que também brilharam na competição continental em outras temporadas.

Confira técnicos novos que comandaram na Champions League

JULIAN NAGELSMANN
Apesar de ter alcançado as quartas-de-final com o RB Leipzig nesta temporada da Champions League, Nagelsmann estreou na competição como treinador do Hoffenheim em 2018-2019. Na época com 31 anos e 58 dias, tornou-se o treinador mais jovem da história a dirigir um clube no torneio europeu. Na ocasião, empatou em 2 a 2 com o Shakhtar Donetski.

Sensação em seu país, Nagelsmann já teve seu nome ligado ao Bayern de Munique antes de aceitar o convite do clube ligado à multinacional austríaca de bebidas energéticas Red Bull. Recentemente, foi especulado também no Manchester United. Atualmente, o seu RB Leipzig ocupa o terceiro lugar no torneio nacional.

VIKTOR GONCHARENKO
Com apenas 31 anos e 99 dias, o bielorrusso Viktor Goncharenko comandou o BATE Borisov na Champions League da temporada 2008-2009. Sua estreia no banco de reservas foi logo contra o Real Madrid, sendo derrotado por 2 a 0.

Atualmente com 42 anos, Goncharenko é treinador do CSKA Moscou, um dos principais clubes de futebol da Rússia, ocupando o cargo desde dezembro de 2016.

RICARDO GOMES
O ex-zagueiro brasileiro é conhecido por seus trabalhos em clubes como Vasco, São Paulo, Botafogo, Bordeaux e Monaco. Porém, o que pouca gente sabe, é que Ricardo Gomes foi treinador do Paris Saint Germain entre 1996 e 1998. Fez sua estreia na Champions League à beira do campo com 32 anos e 278 dias, contra o IFK Gotemburgo, vitória por 3×0.

Após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) no meio de um jogo quando treinava o Vasco em agosto de 2011, Gomes retomou a carreira no final de 2012 como diretor de futebol do clube carioca. Seu último trabalho foi como diretor-executivo do Bordeaux. Atualmente, está desempregado e tem 55 anos.

DOMENICO TEDESCO
Então com 33 anos e quatro dias, o ítalo-alemão Domenico Tedesco estreou como treinador na Champions League à frente do Schalke 04 na temporada 2018-2019. Na ocasião, o time de Gelsenkirchen empatou com o Porto em 1 a 1. Hoje com 34 anos, Tedesco treina os russos do Spartak Moscou.

ANDRÉ VILLAS-BOAS
Talvez o último jovem técnico-sensação a surgir antes da ascensão de Nagelsmann. O português André Villas-Boas estreou na competição europeia com 33 anos e 331 dias treinando o Chelsea na temporada 2011-2012. Na ocasião, vitória dos londrinos por 2 a 0 frente ao Bayer Leverkusen.

Após sair dos Blues, Villas-Boas ainda treinou o Tottenham sem sucesso. Fora da Inglaterra passou por Zenit São Petesburgo, da Rússia, e pelo Shangai SIPG, da China, antes de desembarcar em Marselha para dirigir o Olympique. Atualmente está com 42 anos. O português detém o recorde de treinador mais jovem a conquistar um torneio da UEFA, a Liga Europa com o Porto na temporada 2010-2011, aos 33 anos e 213 dias.

LEIA MAIS
Conheça a história dos clubes: RB Leipzig

UEFA estuda alterar o formato das atuais edições da Liga dos Campeões e da Europa League por conta do Coronavírus

Exit mobile version