Chá de camomila: quais os benefícios para a saúde?
Conheça os principais benefícios que o chá de camomila pode trazer para sua saúde
Os chás são bebidas que ajudam no bom funcionamento do corpo. Eles podem prevenir doenças e otimizar o trabalho de certos órgãos. Nesse sentido, cada um apresenta as suas próprias características. A camomila é uma planta que oferece uma série de benefícios. Conheça alguns deles!
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Ajuda a relaxar
É provável que você já tenha ouvido em momentos de nervosismo, frases como “quer um chá de camomila para se acalmar?”. Pois bem, não é apenas conversa de avó! A bebida realmente tem funções relaxantes no organismo e pode ser utilizada para ajudar a aliviar o pouco do estresse do dia a dia.
Ajuda a dormir
A relação entre relaxar e conseguir não é intrínseca, visto que muitas pessoas, mesmo relaxadas, apresentam dificuldades para dormir. Porém, o chá de camomila também pode ser muito útil para diminuir a insônia. Isso porque ele aumenta a produção de melatonina, composto responsável por relaxar o corpo durante o sono.
Melhora a digestão
A ansiedade é uma das grandes responsáveis por uma série de problemas digestimos, como gastrite e síndrome do intestino irritável. É por isso que, ao passar por momentos tensos, as pessoas podem sentirem dores no estômago, diarreia, prisão de ventre ou inchaço. Ao relaxar o corpo, o chá de camomila também ajuda a diminuir a tensão no sistema digestivo, facilitando a digestão e aliviando o incômodo.
Previne doenças
O uso de chás pode auxiliar bastante na prevenção de doenças, visto que muitos deles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O chá de camomila apresenta essas características, ajudando bastante até mesmo na prevenção do câncer.
Portanto, o chá de camomila é uma bebida que ajuda a promover a saúde. Dessa maneira, pode ter efeitos positivos. Porém, isso não quer dizer que é necessário consumir grandes doses da bebida. É preciso ter moderação.
Em alguns casos, como durante a gravidez, recomenda-se a diminuição – ou o corte total – do consumo do chá de camomila, visto que ele pode contribuir para os riscos de aborto.