Clubes irão discutir o encerramento da competição devido ao coronavírus
A pandemia de coronavírus preocupa a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP). De acordo com o jornal “La Tercera”, o Campeonato Chileno pode ser encerrado. Por isso, o presidente da Federação de Futebol do Chile, Sebastián Moreno, fará uma reunião extraordinária para definir os rumos da competição. O dirigente comunicará aos clubes como proceder no futuro em relação a tragédia sanitária que tomou conta do país.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O número de óbitos no Chile em decorrência da Covid-19 subiu no último final de semana. Segundo o governo chileno, 1.909 pessoas morreram no país. O Ministro da Saúde, Jaime Mañalich, disse nesta segunda-feira que 81 pessoas estão internadas em hospitais do Chile. Porém, existem 47 pacientes necessitando de respiração mecânica. Além disso, quatro estão em estado grave, sendo três idosos. Desde o surgimento do vírus no país, são 61 pacientes recuperados.
A princípio, Sebastián Moreno não descarta a possibilidade do encerramento da temporada do Campeonato Chileno. Caso a competição seja encerrada, nenhum clube será declarado campeão e não haverá rebaixamento. Em 2020/2021, o torneio contaria com um aumento de dois times. Com isso, sairia de 18 para 20 clubes. Ao final da temporada, quatro equipes seriam rebaixados para a segunda divisão. Assim, o campeonato seria diminuído posteriormente para 18 participantes.
A ANFP alega que não há segurança determinar o reinício das competições. Além disso, a entidade alega que não há previsão para a disputa dos jogos restantes devido a pandemia de coronavírus, que tomou conta do Chile. Ainda segundo a publicação, a medida pode se estender para as outras divisões com as Séries B e C do Campeonato Chileno. Por outro lado, caso a situação esteja controlada, os dirigentes planejam a realização do novo campeonato a partir de junho ou julho.
Detentora dos direitos de transmissão cobra posição
O presidente da Federação de Futebol do Chile, Sebastián Moreno, após se reunir com os clubes, planeja um encontro com os executivos da Turner. A empresa norte-americana é a detentora dos direitos de transmissão das competições organizadas pela entidade. Antes de mais nada, os executivos da empresa alegam que a competição não pode devido a uma série de compromissos publicitários.
Apesar da pandemia de coronavírus, o “La Tercera” informa que a Turner ameaça suspender o repasse de cotas aos clubes por quebra de contrato. Afinal, a empresa alega que precisa cumprir o contrato que prevê a transmissão do Campeonato Nacional na TV aberta, partidas da segunda e terceira divisões, além da Copa do Chile.