Brasileiro membro do COI indica o adiamento das Olimpíadas de Tóquio
Comitê Olímpico Internacional deve decidir por uma nova data do evento para evitar a pandemia
Comitê Olímpico Internacional deve decidir por uma nova data do evento para evitar a pandemia
O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Bernard Rajzman, de 62 anos, indicou nesta segunda-feira (23) que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão adiados devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em entrevista ao Globoesporte.com, o brasileiro disse que a decisão da mudança de data das Olimpíadas “será tomada”.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
“A decisão não está tomada, ela será tomada. Para um bom entendedor… Todo mundo pode imaginar o que vai ocorrer. Temos que pensar no que vai implicar esse comunicado para o mundo de um adiamento eventual. Tem que pensar em tudo, não só no lado do atleta ou do país sede. Tem que pensar no impacto que vai deixar. O mundo vai ficar menos intranquilo”, declarou o medalhista olímpico de 1984 e membro da entidade desde 2013.
Bernard ainda apontou a dificuldade da questão do adiamento. “É uma situação muito delicada e complexa. As pessoas cobram uma decisão rápida, dando inclusive datas, mas esquecem que é algo muito complexo que passa por governo, comitê organizador de Tóquio, passa pelo mundo, com seus comitês olímpicos nacionais, pelas federações internacionais de cada esporte. Passa por diversas desigualdades. O vírus não atacou todo mundo junto e saiu todo mundo junto. Aos poucos ele se espalhou por todo mundo”, esclareceu.
O brasileiro também comentou a fala de Dick Pound, que confirmou a mudança de data do evento. “É a opinião dele. De maneira alguma é uma decisão oficial. Quem decide isso aí é o Comitê Olímpico Internacional encabeçado pelo seu presidente Thomaz Bach, apoiado pelo comitê executivo e todos os membros. Está sendo conversado com os comitês de Tóquio e os nacionais. Ele se antecipa e diz que vai ser para 2021. E se até lá não tiver sido resolvido o problema? Vai ser quando a Olimpíada? Importante é você dizer que vai ser adiado. Que há essa grande possibilidade eu não tenho a menor dúvida. Nem eu nem ninguém”, explicou.
No último domingo, o COI anunciou que precisará de 4 semanas para decidir se os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão adiados por conta da doença. Até o momento, as Olimpíadas estão oficialmente previstas para ocorrerem entre 24 de julho a 9 de agosto de 2020.
Os Jogos de Tóquio estavam marcados para o dia 24 de julho, mas o surto do coronavírus obrigou a organização a adiar o evento. O COI foi ao limite para manter a data, mas começou a sofrer pressão de atletas e de federações. Após a desistência da tradicional federação de natação americana, que pediu o adiamento dos Jogos, o comitê canadense, no último domingo, foi o primeiro a anunciar que não levaria seus atletas para o Japão, devido ao risco à saúde de todos.
LEIA MAIS
Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações
COI mantém Olimpíadas para julho mesmo com pandemia de coronavírus
Olimpíadas 2020: pesquisa aponta que 78% dos atletas são a favor do adiamento dos Jogos de Tóquio