Brasil garante presença em três categorias olímpicas do taekwondo
Milena Titoneli e Ícaro Miguel se somaram a Edival Marques.
Milena Titoneli e Ícaro Miguel se somaram a Edival Marques.
O Brasil garantiu três atletas na disputa olímpica do taekwondo. Na seletiva concluída na última quinta-feira (12) em Heredia, na Costa Rica, Milena Titoneli (67kg) e Ícaro Miguel (80kg) se somaram a Edival Marques, o que havia carimbado o passaporte na quarta (11). Talisca Reis (49kg) chegou até a luta decisiva pela vaga, mas acabou derrotada.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Com os resultados do taekwondo, o Brasil soma agora 174 atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 19 modalidades. Dessas 174 vagas, 47 já têm nome e sobrenome (as demais ainda dependem de convocação).
Para conquistar a vaga, Ícaro, que não tem a visão do olho direito, entrou direto nas quartas de final por ser o cabeça de chave número 1 da categoria -80kg (ele é o quarto colocado no ranking olímpico). Na estreia, contra Isiah Pollard, de Trinidad e Tobago, venceu por 22 x 6, com tranquilidade. Na semifinal, mais uma vitória sem sustos contra Miguel Ferrera, de Honduras, por 33 x 10. Com a disputa vale duas vagas, não há disputa da final.
Milena Titoneli também começou a caminhada rumo a Tóquio na segunda fase. Atual campeã dos Jogos Pan-Americanos, a atleta de São Caetano (SP) mostrou o porquê de estar entre as melhores do continente com uma vitória de 22 x 0 sobre a peruana Eliana Vasquez. Na luta decisiva, enfrentou a cubana Arlettys Acosta. Dominante na luta, a brasileira abriu 6 x 0 no início no terceiro round, mas Acosta conseguiu encostar no placar no último round, marcando três pontos. Nada que tirasse o controle de Milena. Ela derrotou a adversária por 7 x 5.
Já Talisca Reis começou com uma virada emocionante contra Monica Pimentel, de Aruba, depois de estar perdendo por 4 x 2. Faltando menos de 10 segundos para o fim do combate, ela virou a luta para 7 x 4 e garantiu a vaga na luta decisiva. Contra Victoria Stambauch, contudo, a brasileira acabou sofrendo nos minutos finais. Depois de abrir 3 x 0 no primeiro round, não conseguiu manter o ritmo e foi derrotada por 5 x 4.
Força também no paralímpico
Além das três vagas nos Jogos Olímpicos, o Brasil também garantiu três atletas na estreia do taekwondo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A campeã mundial Débora Menezes (58kg), além de Nathan Torquato (61kg) e Silvana Fernandes (58kg) serão os representantes nacionais. Débora garantiu vaga pelo ranking mundial, por ser a vice-líder da listagem. Nathan e Silvana conquistaram a vaga no Pré-Olímpico também disputado em Heredia, na Costa Rica.